CIDADE
Praias de Vila Velha contarão com bandeiras de sinalização
As praias contarão com as bandeiras indicativas com referência aos possíveis riscos do mar.
Em 27/01/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
De acordo com as condições do mar naquele momento, os profissionais guarda-vidas de cada posto poderão alterar a bandeira, que se tornarão uma ferramenta de fácil visualização e entendimento para os banhistas.
As praias de Vila Velha passarão a contar com mais um instrumento de segurança para os frequentadores e banhistas. Já estão sendo instaladas, junto aos postos de guarda-vidas, bandeiras indicativas com referência aos possíveis riscos do mar. A classificação é feita por um padrão de cores, que são verde, amarelo, vermelho e duplo vermelho, e indicam desde o mar com baixo risco até área interditada para banho, com alto risco de afogamento. O local com a bandeira preta indicará que a faixa de praia não está protegida por guarda-vidas.
Cada posto estará equipado com um conjunto de todas as bandeiras. De acordo com as condições do mar naquele momento, os profissionais guarda-vidas de cada posto poderão alterar a bandeira, que se tornarão uma ferramenta de fácil visualização e entendimento para os banhistas.
Este formato de sinalização obedece um padrão do Corpo de Bombeiros, o que facilita a identificação também por turistas de outras cidades. Além das bandeiras, os guarda-vidas manterão o trabalho realizado hoje de orientação ativa, que fazem com cada banhista na praia, informando sobre as características do local e quais os possíveis riscos.
Ao todo, somente no mês de janeiro de 2022, nos 31 postos instalados na orla de Vila Velha, os guarda-vidas já fizeram mais de 7 mil abordagens preventivas. Também foram realizados 31 resgates, quando o banhista pede socorro, mas ainda está consciente, 11 resgates com afogamento, quando a vítima já apresenta um grau mais elevado de risco e pode, entre outras características, ter engolido água. Foram registrados, ainda, dois óbitos.
Sinalização
Além dos riscos de afogamento, a sinalização e a presença dos guarda-vidas na orla de Vila Velha é importante para outras situações. Os profissionais se tornam referência e, entre outras atribuições, auxiliam na busca de crianças e idosos perdidos, situações que acontecem muito no verão.
Para facilitar este tipo de atendimento, nos postos de salvamento de Vila Velha são distribuídas pulseiras com cores, dependendo da localização, além de informações como nome e contato do responsável. A orientação é que, ao chegar na praia, a família busque os guarda-vidas mais próximos e peçam a pulseira de identificação.
Códigos de cores das bandeiras:
Verde – Condições adequadas para banho, com a presença de guarda-vidas
Amarelo – Faixa protegida por guarda-vidas, com risco de afogamento
Vermelho – Faixa de praia protegida por guarda-vidas, com alto risco de afogamento
Duplo vermelho – Área interditada para banho devido a condições ambientais e climáticas
Preta – Faixa de praia não protegida por guarda-vidas. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> 0800 da iluminação realiza 3.500 atendimentos em 3 meses
> Trabalho entre as secretarias reduz o índice de feminicidios
> Prefeitura inicia reforma do Parque Dom Luiz Gonzaga
> Covid-19: Vigilância Sanitária e DOT vão realizar blitz na Serra
> Serra consolida o ano com redução de mortes no trânsito
> Estacionamento Rotativo Cariacica Digital começa a funcionar
> SP: população em situação de rua cresce 31% em 2 anos
> Bonde histórico recebe um restauro completo em Vila Velha
> Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para o mês de abril
> Vitória adia os desfiles das escolas de samba para abril
TAGS: VILA VELHA | PRAIAS | BANDEIRAS INDICATIVAS | RISCOS | GUARDA-VIDAS