CIDADE

Prainha terá novo Mercado de Pescado com foco em turismo

Prainha, em Vila Velha, está prestes a ganhar um símbolo de valorização cultural e econômica.

Em 26/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Com área total de aproximadamente 3.900 metros quadrados, o novo mercado será dividido em três blocos integrados, pensados para atender os pescadores, moradores e visitantes.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A tradicional região da Prainha, no centro histórico de Vila Velha, está prestes a ganhar um novo símbolo de valorização cultural e econômica. A Secretaria de Obras está finalizando o projeto executivo para a construção do novo Mercado de Pescado, um equipamento público que promete movimentar o turismo, fortalecer a atividade pesqueira e aquecer a economia local.

>> Vila Velha celebra 490 anos com premiações em vários setores

Com área total de aproximadamente 3.900 metros quadrados, o novo mercado será dividido em três blocos integrados, pensados para atender os pescadores, moradores e visitantes. O investimento previsto é de R$ 25 milhões.

“O Mercado de Pescado na Prainha representará um novo marco para Vila Velha. Este espaço contará com toda a infraestrutura necessária para acolher pescadores artesanais e armadores, permitindo um manejo mais eficiente do pescado e agregando maior valor à comercialização dos produtos. Além disso, será um novo ponto de encontro para moradores e turistas, dinamizando e impulsionando a economia local”, ressaltou o prefeito Arnaldinho Borgo. 

O primeiro bloco será voltado à gastronomia. Está prevista a instalação de uma praça de alimentação com seis pontos fixos e um restaurante com vista privilegiada para a Baía de Vitória – um convite à contemplação e à culinária local. Haverá ainda espaços de convivência, reforçando o caráter acolhedor e cultural do novo centro.
 
Já o segundo bloco será dedicado à alma do mercado: a atividade pesqueira. O espaço abrigará áreas específicas para produção e processamento de pescados, além das sedes das associações de pescadores que atuam na região. A proposta é garantir condições dignas e modernas para os trabalhadores que mantêm viva uma das tradições mais antigas da cidade.
 
No terceiro bloco, estão previstas lojas comerciais, áreas de apoio e um espaço reservado à segurança do entorno. A proposta é que o conjunto funcione de maneira integrada, com estrutura moderna e funcional.
 
O projeto foi desenhado com foco na sustentabilidade. De acordo com a secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, estão previstas soluções que priorizam o uso de materiais duráveis, acessibilidade universal e conforto ambiental, respeitando a paisagem natural e o patrimônio histórico da Prainha – marco do início da colonização do Espírito Santo.
 
Menara também informou que a licitação da obra será lançada em breve.

“Estamos na fase final do projeto executivo e, tão logo concluída essa etapa, vamos dar início ao processo licitatório. A expectativa é que, após a contratação da empresa responsável, a obra seja executada em um prazo de 540 dias”, explicou.

Com a construção, a expectativa é que o novo mercado se torne um polo atrativo não apenas para o comércio de pescados, mas também para o turismo cultural e gastronômico da cidade. A proposta une preservação, modernidade e fomento à economia, em um espaço onde tradição e futuro se encontram. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Vila Velha celebra 490 anos com premiações em vários setores
Serra avança com obras em ruas do bairro Porto Dourado
Procon de Cachoeiro alerta sobre golpes de falso reembolso
Cariacica recebe obras de drenagem e de pavimentação
PML realiza serviços de roçagem e patrolamento em estradas
PMVV: Assinada OS para obras em ruas de Ponta da Fruta
Prefeitura inaugura área de lazer no bairro Santa Mônica

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET