CIDADE

Prazo para cadastramento biométrico é prorrogado em Vitória após pane.

Pane fez com que sistema ficasse parado por duas horas nesta quarta (30).

Em 31/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu prorrogar o prazo para o cadastramento biométrico em Vitóriapara até o dia 9 de abril. Uma pane fez com que o sistema ficasse fora do ar na tarde desta quarta-feira (30), atrasando o atendimento.

O prazo para o cadastramento seria encerrado nesta quinta-feira (31), mas até esta quarta, mais de 68 mil eleitores da capital ainda não haviam feito o procedimento.

O presidente do TRE, o desembargador Sérgio Gama, disse que ainda não é possível afirmar se a pane que ocorreu no sistema tem a ver com a alta procura dos eleitores que deixaram para fazer o cadastramento na última hora.

De acordo com Gama, a pane aconteceu em outros estados do Brasil. “Hoje houve uma pane em todo o Brasil, o que ocasionou uma paralisação do sistema. Por essa razão, um dos cartórios teve que paralisar completamente o atendimento. Os eleitores foram dispensados, convocados para voltar amanhã, e nós comunicamos o TSE pedindo providências. A partir daí foi decidido transferir para o dia 9 de abril a continuação da biometria”, disse.

Filas
Nesta quarta-feira (30), uma fila imensa de eleitores se formou no cartório da Enseada do Suá.  Na central da Reta da Penha não foi diferente. Pela manhã, a fila parecia não ter fim.

A doméstica Nilza Araújo da Conceição estava na fila e não tinha expectativa de ser atendida. “Eu vim ontem às 14h. Quando deu 18h eles falaram que não iam atender mais. Fui embora, voltei hoje e to aqui até agora sem atendimento nenhum”, disse.

Cadastramento
Para fazer o cadastramento o eleitor precisa apresentar no cartório um documento oficial de identificação, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título. Vale ressaltar que homens maiores de 18 anos, em caso de primeiro alistamento, devem apresentar quitação militar.    

Os atendimentos acontecem no cartório da 56ª Zona Eleitoral, em Jardim Camburi, na Central de Atendimento Biométrico, na Reta da Penha, e no cartório da 52ª Zona Eleitoral, na Enseada do Suá.

Fonte: G1-ES