POLÍTICA INTERNACIONAL

Pré-candidato republicano Rand Paul deixa corrida eleitoral

Ele havia ficado em 5º na prévia de Iowa desta segunda-feira.

Em 03/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Rand Paul suspendeu sua campanha nesta quarta-feira, disse em comunicado dois dias após o caucus de Iowa.

O senador de Kentucky, candidato com inclinação libertária, terminou em quinto lugar em Iowa com 4,5%.

"Foi uma honra incrível realizar uma campanha de princípios à Casa Branca. Hoje, vou terminar onde comecei, pronto e disposto a lutar pela causa da liberdade", disse Paul em comunicado.

Na segunda-feira, diante dos resultados da prévia de Iowa, dois outros pré-candidatos desistiram. O ex-governador do estado de Arkansas Mike Huckabee, que conseguiu apenas 2% de apoio na disputa pela nomeação republicana, foi um deles.

"Suspendo oficialmente minha campanha. Obrigado por todo o apoio leal", escreveu no Twitter o ex-governador, que curiosamente foi o vencedor do caucus de Iowa em 2008.

Do lado democrata, o desistente foi Martin O'Malley, que conseguiu menos de 1% de apoio no caucus de Iowa.

Desistências anteriores

Quatro republicanos e três democratas abriram mão de suas pré-candidaturas entre setembro e dezembro do ano passado. O primeiro a desistir foi o republicano Rick Perry, ex-governador do Texas que já havia abandonado a disputa em 2012. Dez dias depois foi a vez do governador de Wisconsin, o também republicano Scott Walker.
O ex-governador da Louisiana, Bobby Jindall, anunciou sua retirada em 17 de novembro, seguido pelo senador Lindsey Graham, em 21 de dezembro.

A disputa entre os democratas teve sua primeira baixa em 20 de outubro, com o ex-senador Jim Webb, seguido pelo ex-governador de Rhode Island, Lincoln Chafee, apenas três dias depois. Em 2 de novembro, retirou a pré-candidatura Lawrence Lassig, professor de Harvard que não chegou a participar de nenhum debate ou pontuar em pesquisas.

Fonte:G1