CIDADE
Prefeito de Vitória apresenta Drone para operações da GCMV
O prefeito Lorenzo Pazolini também fez a entrega dos certificados dos novos batedores.
Em 13/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
"Estamos investindo na segurança pública para continuar prendendo quem insiste em cometer crimes", afirmou o Prefeito Lorenzo Pazolini.
Na busca pela continuidade das reduções dos índices de criminalidade em Vitória, a Guarda Civil Municipal (GCMV) segue investindo para dar aos agentes mais condições de assertividade no trabalho. Nesta sexta-feira (13), foi apresentado um drone, adquirido para operações dos grupamentos e já testado em ação de Trânsito. O drone foi adquirido por R$ 35.250,00.
A apresentação aconteceu no pátio da Prefeitura Municipal de Vitória, em Bento Ferreira, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini.
"Para ter a paz, precisamos de planejamento. Estamos investindo na segurança pública para continuar prendendo quem insiste em cometer crimes. Mas também temos também investido na educação, para formar cidadãos. Estamos mostrando que é possível investir em tecnologia, trazendo equipamento de primeiro mundo, e investindo na qualificação dos servidores, com um curso de batedores que não existia desde 2015. Tivemos redução de 43% do número de feminicídios ano passado, enquanto no Estado cresce a cada dia. Isso mostra nosso empenho, nosso diálogo com as instituições e não nos isolamos. Integramos uma Força-Tarefa com a Polícia Federal que já dá resultado até mesmo na Austrália, como aconteceu nesta quinta-feira (12). Isso mostra que nossas ações na Educação, na Cultura, na Assistência Social, na Saúde, somadas ao investimento na Segurança, trazem melhorias para toda a cidade. Temos compromisso com a cidadania. Fomos a capital com maior ocupação hoteleira em 2021, única cidade com classificação nota A no Turismo. Ninguém quer sair de casa para correr um risco. Continuarei insistindo no discurso que prometi à cidade, de que estaríamos à disposição da sociedade para ter uma Guarda cada vez mais forte. Essa é a cidade que estamos construindo juntos", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Um grupo de sete pessoas, sendo seis da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) e um da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), concluiu o curso de operador de drone classe 3, com atividades teóricas e práticas, em um total de 26 horas.
"Temos uma equipe de primeiro naipe na Semsu. Em 28 anos de serviço público, nunca tinha visto em menos de 1 ano e meio de mandato colocar a casa em dia e realizar tantas entregas. Esse é o novo líder do Espírito Santo, Lorenzo Pazolini. Muito obrigado", destacou o secretário municipal de Segurança Urbana, Paolo Quintino.
Os alunos receberam instruções de técnicas de pilotagem, legislações quando à utilização do espaço aéreo, manutenção e cuidados básicos do equipamento, uso do aplicativo DJI pilot, bem como procedimentos legais ao abordar outros pilotos.
"A gestão entrega para nossa cidade novos batedores e um equipamento em alta qualidade. Em números, são recordes atrás de recordes em Vitória. Um drone pode salvar vidas. Muito obrigado ao prefeito e toda equipe por mais essa conquista da Guarda Civil Municipal de Vitória", disse o comandante da GCMV, Fábio Rebello Alves.
Os participantes do curso, agora, estão aptos a agir em operações com a finalidade de apoiar as diversas ações promovidas pela Guarda, potencializando a atuação da Prefeitura Municipal de Vitória, no bom atendimento a todos os munícipes.
Batedores
Na mesma solenidade, foram entregues os certificados dos novos batedores do grupamento de Trânsito da GCMV. Foi o terceiro curso de motociclista batedor da Semsu. No grupo, haviam seis agentes de Trânsito de Vitória, um agente da Serra e dois agentes de Colatina.
Apresentação dos Novos Batedores e Entrega do Drone para Operações da Guarda Municipal de Vitória. Foto: André Sobral/PMV
O curso teve 100 horas de duração, onde os agentes aprenderam técnicas de pilotagem, técnicas de frenagem, subidas em escadas e ladeiras, condução de moto com apenas uma das mãos, além de todas as normas para participação em comboios de autoridades civis e militares.
A última formação de batedores ocorreu em 2015.
"Os agentes estão preparados para agir em qualquer situação, não basta entender da teoria para conduzir uma moto, é preciso ter muita prática para saber lidar com a insegurança das vias, imprevistos e estresses do trânsito. Para isso que foram treinados", afirma o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito, Brunno Xavier.
Leia também:
> Placas informativas foram instaladas no Morro do Moreno
> Vitória: os deques da praia Camburi recebem manutenção
> Morada de Laranjeiras ganha nova praça e campo de futebol
> Vila Velha fará ação em bares alertando sobre bebida e direação
> Linhares: Tomate e cebola mais baratos nos supermercados
> Procon divulga pesquisa de preços de itens de 1ª necessidade
> Vila Velha é a 1ª cidade do ES a digitalizar processos com TJ
> Praça do Hi-Fi, em Vitória, ganha um campo de futevôlei
> Município de Dores do Rio Preto recebe Prêmio InovaCidade
> João Neiva comemora 34 anos de emancipação política
TAGS: VITÓRIA | DRONE | AGRUPAMENTO | BATEDORES | CERTIFICADOS