CIDADE

Prefeito e secretários ouvem demandas da população de Vitória

Lorenzo Pazolini e secretários levaram seus gabinetes para São Pedro para ouvir moradores.

Em 04/11/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

A ação também vai passar pelas outras oito regiões administrativas de Vitória, e a Prefeitura fará uma avaliação de todas as sugestões a fim de levar melhorias para a população.

A Prefeitura de Vitória deu início à ação "Vitória com Você", na última sexta-feira (29), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que fica na Grande São Pedro. O prefeito Lorenzo Pazolini e os secretários municipais levaram seus gabinetes para o local, onde receberam demandas dos moradores.

A ação também vai passar pelas outras oito regiões administrativas da Capital. Em seguida, a Prefeitura Municipal de Vitória fará uma avaliação de todas as sugestões a fim de levar melhorias para a população.

“Nós passamos a trazer a prefeitura para dentro da região da Grande São Pedro, nesta sexta-feira, e isso deixa claro que nós queremos vir aqui de forma muito humilde e serena, entender às demandas da comunidade. Estefane falou com propriedade, nós temos uma equipe técnica que dá excelentes resultados, mas as vezes com a distância do gabinete, do equipamento público, da sede da prefeitura ou da secretaria não nos permite entender a demanda real da comunidade. Eu tenho certeza que neste dia nós teremos condições de entender essas demandas e talvez apresentarmos à comunidade, num tempo breve, uma solução que talvez seja mais simples, mais barata, mais eficaz e mais resolutiva, porque quem conhece a realidade, quem conhece efetivamente a demanda e o que precisa é o morador”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

Cidadania e DH

A Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) atendeu mais de 170 demandas da população. Os principais serviços realizados foram: emissão da Carteira de Trabalho e do Título de Eleitor, agendamento para emissão da Carteira de Identidade (RG), direcionamento ao Seguro Desemprego, inscrições para estágio, atendimento do Centro de Referência e Atenção à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), alistamento militar e atendimentos do Procon.

Educação

Já a Secretaria de Educação (Seme) recebeu da comunidade demandas relacionadas a casos pontuais de estudantes, que já foram encaminhadas para a Gerência de Planejamento, por se tratar de transferência de escola, e também à subsecretaria Pedagógica, por conta da dificuldade de aprendizado dos estudantes.


Foto: André Sobral/PMV

Houve, também, demanda a respeito de uma nova sede para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares, em Resistência. A secretária Juliana Rohsner, titular da pasta, já agendou uma reunião com a comunidade, para o dia 9 de novembro, para tratar sobre o assunto.

"Enquanto secretária municipal de Educação, costumo visitar as escolas e me reunir com as lideranças comunitárias, mas hoje foi um dia especial, pois tivemos a oportunidade de ouvir com atenção quem realmente utiliza nossos serviços. Estar na comunidade ouvindo as demandas das famílias é importantíssimo para que possamos aperfeiçoar nosso atendimento", avaliou Juliana Rohsner.

Assistência Social

Os atendimentos feitos pela Secretaria de Assistência Social (Semas) foram 15, desde o fornecimento de informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) a orientações sobre como adquirir benefícios como cestas básicas.

Cintya Schulz, secretária de Assistência Social de Vitória, afirma que é muito importante para a pasta ouvir as demandas da população, estar dispostos a acolher e ter proximidade com a comunidade.

Segurança

Os moradores da região pediram reforço na presença de agentes de Proteção Comunitária e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), para a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), que também estava presente na ação. Os profissionais da GCMV, que realizam patrulhamento diariamente na região e se dividem em pontos base estratégicos para proteção nas escolas em áreas de conflito, atenderam a solicitação já na tarde desta sexta-feira.

A equipe da Semsu esteve representada na ação pelo secretário de Segurança de Vitória, Ícaro Ruginski; o subsecretário Paolo Quintino; o secretário executivo, Luciano Forrechi; o gerente de Inteligência e Integração, Thiago Reis; o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito, Brunno Xavier e o coordenador do Grupo de Apoio Operacional, Thiago Reis.

Saúde

Os atendimentos relacionados a saúde foram realizados pela secretária de Saúde, Thaís Cohen, e pelo secretário executivo de Saúde, Rodrigo Ronchi. Ao todo, foram ouvidos 14 munícipes, entre pacientes e líderes comunitários, com demandas coletivas e individuais na área da saúde.

Thaís esclareceu diversas dúvidas, desde espaço para estacionar em unidades de saúde até solicitações de laudos com especialistas para tratamentos especializados ou cirurgias.

“Para o munícipe, a unidade de saúde será sempre a porta de entrada para o SUS e local de acolhida das suas demandas. Nosso objetivo aqui é ofertar mais uma garantia de diálogo com a população e observar de perto a realidade de cada região da cidade, junto com os munícipes”, explica Thaís.

Fabiano Almeida Silva, 47 anos, morador de Redenção, foi verificar sobre a solicitação de uma cirurgia para a esposa.

“Assim que cheguei fui encaminhado para falar com a secretária Thaís, que me atendeu muito bem, foi muito atenciosa. Agora vamos continuar acompanhando essa solicitação junto à equipe da unidade de saúde, que é quem eu sempre procuro, por ser a porta de entrada para o SUS”, afirma.

Ouvidoria

O serviço de Ouvidoria da PMV também esteve presente na ação acolhendo as solicitações dos munícipes, que registraram demandas como solicitação de faixa de pedestres e Avaliação da Defesa Civil.

Desenvolvimento da Cidade

A equipe Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) prestou atendimento explicando sobre os programas habitacionais do município e sobre cadastramento para regularização fundiária.

Central de Serviços

O diálogo direto com a Central de Serviços, por meio do atendimento prestado pelo titular da secretaria, Leonardo Amorim, foi motivo de elogios e satisfação para moradores da região. Um deles foi Vicente de Paulo, morador de Santo André, que foi o primeiro a ser atendido.

“Poder conversar diretamente com quem pode resolver nos traz esperança de ver o problema solucionado”, comentou Vicente.

Para a vice-presidente da Comunidade de Nova Palestina, Liviane Guimarães, a abertura desse canal direto de diálogo com a comunidade só merece elogios. “É maravilhoso, porque podemos trazer as demandas apresentar, explicar, defender. Saio daqui mais segura em saber que estou sendo ouvida”, comentou Liviane, após apresentar quatro demandas da comunidade.

A moradora do bairro São José, Rosimara Ventura, falou que antes existia dificuldade em apresentar as reivindicações e fazer os pedidos que ela e os vizinhos tanto almejavam.

“Vi falar que é preciso melhorar a varrição e capina das ruas do bairro. Para nós isso é muito importante”, contou ela.

Para o secretário da Central de Serviços Leonardo Amorim, o “Vitória com você” é mais uma forma de estar ainda mais presente e perto da cidade.

“Temos que fazer o que precisa ser feito e, só conseguimos realizar os serviços e promover as ações necessárias ouvindo os moradores, as famílias, todos os cidadãos que amam nossa cidade e merecem viver num lugar mais limpo e organizado”.

Olhar do munícipe

Dentre os moradores que buscaram orientações estava Patrícia Moreira Damásio, 48 anos, da Ilha das Caieiras. Ela buscou orientações tanto com a equipe da Saúde, quanto com a Educação e a Assistência Social.

“Achei esse momento maravilhoso, por poder conversar com os secretários pessoalmente. Além disso, resolver vários assuntos no mesmo lugar nos ajuda a poupar tempo e todo esse cuidado conosco me deixou lisonjeada”, declarou.

Lucenilda Correia, 45 anos, moradora do bairro São José foi só elogios para a ação.

“Aqui eu vi o quanto momentos como esse são necessários, com vários gestores, de diversas secretarias ouvindo a população de uma maneira mais abrangente e dentro da realidade em que vivemos. Com certeza isso vai ajudá-los a oferecer um serviço melhor para a população”, afirmou.

Leia também:

Serra fecha outubro com queda no número de homicídios
Vitória teve 50% de redução no número de mortes de mulheres
WEG anuncia investimentos de R$178,2 milhões em Linhares
Prefeitura da Serra vai realizar recadastramento de servidores
Em apoio ao Novembro Azul, Serra tem iluminação especial
Ministério aprova nova classificação de risco de Vila Velha
Cariacica fica em segundo lugar no Estado no Índice Firjan
Cemitérios de Vitória recebem cuidados para o Dia de Finados
Viana apresenta Plano de Investimentos em Macrodrenagem
Prefeitura de Vila Velha comemora dia do Servidor Público

TAGS:
VITÓRIA | DEMANDAS | PREFEITO | SECRETÁRIOS | SÃO PEDRO | MORADORES