CIDADE
Prefeitos da Grande Vitória discutem retorno do Aquaviário.
O encontro contou com a presença de empresários que operam com esse modal no Rio de Janeiro
Em 12/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O prefeito de Vila Velha reuniu-se com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende e representantes da Prefeitura de Cariacica nesta quarta-feira (11) para discutir sobre a retomada do sistema de transporte aquaviário nos municípios. O encontro contou com a presença de empresários que operam com esse modal no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o modelo de operação realizado no estado carioca a fim de adaptar as soluções para a realidade dos municípios capixabas.
O sistema aquaviário planejado pela empresa Eco Balsas, na Barra da Tijuca, é o principal modal da região, já que o local é cortado por diversos canais e o transporte pela água facilita o acesso dos passageiros da praia aos centros comerciais da região e vice-versa. De acordo com o responsável pela empresa, Ricardo Herdy, o serviço, além de favorecer a mobilidade também apresenta baixo custo de operação. “São balsas leves, com calado baixo, projetadas para navegar e atracar em águas rasas, com capacidade de transportar 40, 60 até 140 passageiros e com baixíssimo impacto ambiental”, explica.
Para reativar o serviço nos municípios, será necessário que a empresa apresente uma proposta de serviço, contendo informações sobre o percurso dos usuários, as rotas de embarque e desembarque e o custo de operação realizado.
A retomada do sistema depende também da aprovação do Governo do Estado. O prazo para entrega da proposta é de 60 dias.
Para o prefeito de Vila Velha, Max Filho, a experiência com o aquaviário no passado foi muito proveitosa e a retomada do sistema pode melhorar a mobilidade para os passageiros dos três municípios, além de promover outras questões importantes. “Queremos trazer de volta essa perspectiva, esse modo de transporte de integração entre os municípios de Vila Velha, Vitória e Cariacica. Um transporte que não polui, que alia não só a questão da mobilidade, mas que não agride a natureza, promove o turismo e que reestabeleça essa relação dos municípios pelo mar”, enfatiza.
Recebido por Max em seu gabinete, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a integração dos municípios para o melhor planejamento das gestões e que o transporte aquaviário é o primeiro passo técnico para isso. “Essa integração fortalece as ações das prefeituras, melhoram a qualidade do gasto público e dos serviços oferecidos. A questão do aquaviário afeta diretamente os três municípios (Vitória, Vila Velha e Cariacica) e nossa disposição é total para discutir os benefícios desse modal”, disse.
Em Vila Velha, o plano de governo prevê, além da parceria entre prefeituras e governo do Estado para o aquaviário, a ampliação da rede de ciclovias, implantado a Ciclovia do Trabalhador, integrando a malha cicloviária atual aos bairros da região 5 (Grande Terra Vermelha). Também faz parte do planejamento a criação do Bike Vila Velha, serviço de aluguel de bicicletas nos mesmos moldes do já existente em Vitória, com possibilidade de integração dos aplicativos.
Secom PMVV