POLÍTICA CAPIXABA
Prefeitos se reúnem para discutir ações conjuntas na Grande Vitória (ES).
Grupo técnico formado por profissionais quer debater ações mensalmente.
Em 06/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um grupo técnico formado por profissionais dos municípios da Grande Vitória, no Espírito Santo, será criado no início de 2017 para debater e propor ações para a Região Metropolitana. Nesta segunda-feira (5), os prefeitos reeleitos de Vitória, Serra, Viana, Cariacica e o prefeito eleito de Vila Velha se reuniram durante um almoço para começar a tratar do assunto.
Guarapari e Fundão também vão participar das discussões. A ideia é que, além do grupo formado por secretários, os próprios prefeitos se encontrem uma vez por mês.
Um ponto em comum foi a possibilidade de ampliar o serviço do Bike Vitória para toda a região. A integração de ônibus municipais com o sistema Transcol também será pauta do grupo que será formado.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), destacou que em tempo de crise e de perda de receita dos municípios, não é mais possível trabalhar de forma isolada.
“Esses municípios agora precisam se juntar porque perderam muitos recursos. No caso de Vitória, com a perda do Fundap, a cidade tem uma nova realidade. Além disso, ao mesmo tempo que as cidades perderam recursos, a exigência da população aumentou muito”, destacou.
De acordo com o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), este primeiro encontro serviu para os mandatários trocarem experiências: “falamos de alguns projetos que têm dado certo nas cidades e vamos discutir na próxima agenda pontos maiores como saneamento e mobilidade”.
O prefeito eleito de Vila Velha e deputado federal Max Filho (PSDB) destacou que a integração do transporte público vai entrar na agenda metropolitana, mas com a condição de que cobradores e motoristas não percam seus empregos.
“É um sistema autônomo, por isso, temos que dialogar com o Estado para saber em quais bases se daria essa integração, não aceitamos a perda de nenhuma vaga no mercado de trabalho”, afirmou.
Remédios
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), ressaltou que, a partir do trabalho em conjunto, a compra de medicamentos pode ser feita coletivamente, gerando economia para os municípios.
“Vamos começar pelo que for mais fácil, que não houver conflito”, declarou. Juninho (PPS), prefeito de Cariacica, afirmou que um novo encontro deve acontecer até o final deste mês, onde serão divulgados os nomes que vão compor a equipe técnica.
Fonte: g1-ES