GASTRONOMIA

Prefeitura assina decreto que regulamenta polos gastronômicos em Vitória/ES.

Nos polos gastronômicos, moradores e turistas contam com atendimento de qualidade.

Em 24/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nos polos gastronômicos, moradores e turistas contam com atendimento de qualidade e cardápios com pratos e petiscos de identificação regional e local. E Vitória acaba de regulamentar quatro deles: Praia do Canto, Rua da Lama, Ilha das Caieiras e Curva da Jurema.

O prefeito Luciano Rezende assinou, durante a abertura do 15ª Salão Sabores, na noite desta segunda-feira (23), no Centro de Convenções de Vitória, o decreto municipal que criam os polos gastronômicos da capital. 

O documento estabelece os limites territoriais dos polos, bem como incentiva a promoção e o ordenamento do local, visando garantir o livre trânsito de veículos e de pessoas, a harmonia estética, a segurança local, a limpeza dos logradouros e a sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes, entre outros pontos.

O decreto ainda determina que os estabelecimentos deverão participar de programas de qualificação dos empresários e seus funcionários, visando à excelência no atendimento e na manutenção do negócio, bem como participar das reuniões ordinárias, que são bimestrais, e das extraordinárias, quando convocadas, para fomento e acompanhamento das ações dos polos.

Os programas de qualificação serão desenvolvidos a partir das parcerias entre o poder público, a iniciativa privada, incluindo a entidade representativa, além do Sebrae e outras entidades de apoio, com atuações locais ou regionais.

Melhorias

"Os decretos permitem que a Prefeitura promova uma melhor infraestrutura nos espaços e, em contrapartida, busque a união e parcerias dos empreendedores para o desenvolvimento desse tipo de segmento na cidade", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

"Esses polos gastronômicos são áreas que ainda não haviam sido destacadas para um grande programa de capacitação. E, nessas áreas, nós tivemos o aumento da arrecadação, aumento da possibilidade de sofisticação de cardápio, da competitividade, melhoria de atendimento e o fortalecimento do turismo", disse o prefeito Luciano Rezende.

"A vocação da cidade vai sendo construída com esse setor, que gera muito trabalho e renda e humaniza a cidade. E tem um poder econômico muito grande que nem sempre é reconhecido", pontuou Luciano Rezende, enaltecendo a criação dos polos.

Ações

Até a assinatura dos decretos, muitas foram as atividades implementadas pela Prefeitura na área de gestão de negócios, como ações concernentes ao projeto Gastronomia de Vitória, por meio da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Sebrae e Sindibares desde 2013.

Destacam-se palestras, cursos, consultorias, missão empresarial, visitas técnicas, participação em feiras e eventos, circuito gastronômico e a sanção da lei municipal 8.758, em 24 de novembro de 2014, que dispõe sobre o programa Polos Gastronômicos.

Essas ações possibilitaram vários resultados positivos, como o aumento do fluxo de moradores, turistas e visitantes na região, o estímulo à competitividade e a diversificação dos cardápios dos estabelecimentos participantes.