CIDADE

Prefeitura da Serra anuncia parque histórico em Carapina

Prefeitura da Serra realizou apresentação do Projeto para Implantação do Parque Histórico

Em 25/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Tchesco Marcondes

Nesta primeira etapa, o local vai passar por reparos no piso, paredes, teto, fachada da igreja, implantação do sistema eletrônico, sonorização, sistema de prevenção a incêndio, cabeamento estruturado e sistema de proteção contra descargas atmosféricas. 

Neste sábado, (23), a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), realizou a apresentação do Projeto para Implantação do Parque Histórico de São João de Carapina - 1° Etapa. A apresentação aconteceu na Avenida Alpheu Ribeiro, em Carapina Grande, na parte da manhã. 

Nesta primeira etapa, o local vai passar por reparos no piso, paredes, teto, fachada da igreja, implantação do sistema eletrônico, sonorização, sistema de prevenção a incêndio, cabeamento estruturado e sistema de proteção contra descargas atmosféricas. 

Além disso, o local vai ser todo cercado recebendo a implantação de uma via pavimentada com calçada e ciclovia, novo estacionamento e a construção de um pórtico com guarita para o controle de acesso ao local. 

O local, onde fica situada a  Igreja de São João de Carapina, é um dos patrimônios históricos mais antigos e importantes do município da Serra. O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Laporte, falou sobre a importância desse projeto de implantação do parque. 

“Todo projeto de preservação e promoção de patrimônio histórico é importante para a nossa Administração porque são eles que contam a história da Cidade. O Sitio histórico de Carapina é um patrimônio jesuítico que vai receber a primeira etapa de implantação do Parque Histórico São João de Carapina. A proposta é garantir a proteção desse território histórico eliminando acúmulo de lixo e a depredação ambiental, dois grandes problemas que afetam o Sitio Histórico”, disse

Marcelo ainda afirmou que como trata-se de sítio histórico, ainda será feita prospecção arqueológica e os artefatos receberão destinação correta para estudos científicos no futuro.   

“Futuramente o Parque Histórico de São João de Carapina vai integrar o Roteiro Jesuítico do Espirito”, completou. (Secom/PMS)

Leia também:

Prefeitura de Vitória vai ampliar e reformar o CRJ
> Aos domingos, a Eldes Scherrer de Souza será "Rua de Lazer"
Chegou o dia! Origraffes tem inicio nesta sexta (22), na Serra
Feu Rosa recebe lona de cultura e arte neste fim de semana
Viana 160: Confira a programação do aniversário da cidade
Diversão garantida com atividades nos CCEC nesta sexta
Cinema móvel gratuito para criançada aproveitar nas férias
Prefeitura de Nova Venécia realiza o 5º Festival do Aipim
Futebol, zumba, shows e brincadeiras nesta sexta na Serra
Começa hoje (21), o I Festival Rota dos Queijos de João Neiva
Descobertas científicas e aventura na programação de quinta
O Festival de Inverno de Aracruz chega às comunidades

TAGS:
SERRA | PARQUE HISTÓRICO | CARAPINA | PROJETO | SETUR