CIDADE
Prefeitura da Serra vai distribuir absorventes íntimo de graça
Em 22/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Quase 500 mulheres da Serra receberão um kit com 112 absoreventes higiênicos na próxima semana. A entrega, no mês de outubro, será realizada em sete bairros para meninas e mulheres que terão esse item básico garantido.
A primeira entrega acontece nesta terça-feira (26), na Arena Jacaraípe, a partir das 8 horas. Na ocasião, além de receber os absorventes, 50 mulheres participam de uma palestra sobre a saúde feminina.
A ação é parte da campanha Absorvendo o Bem, promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) que arrecada e entrega absoreventes, combatendo a pobreza menstrual. Por meio desta ação já foram arrecadados mais de 25 mil absorventes.
Nesta semana, ainda acontece entregas do material nos bairros Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Novo Horizonte, Jardim Carapina, Central Carapina e Planalto Serrano.
As mulheres que irão receber os absorventes e a palestra, foram selecionadas por conta da vulnerabilidade social, que leva à pobreza menstrual, que é a falta de acesso a absorventes higiênicos.
A titular da Seppom, Gracimeri Gaviorno, destaca que a pobreza menstrual precisa ser enfrentada com responsabilidade e entrar na agenda pública como uma prioridade.
"Muitas adolescentes faltam às aulas por não terem condições financeiras para adquirir absorventes. Isso impacta nos nossos indicadores educacionais. Além disso, muitas outras mulheres não têm condições de prover sua higiene íntima, o que provoca várias doenças e infecções, impactando a saúde pública. Precisamos compreender que o ciclo menstrual é uma condição física inerente à mulher", comentou.
Campanha Absorvendo o Bem
A campanha foi lançada em agosto para arrecadar e ofertar absorventes para mulheres e meninas que sofrem com a pobreza menstrual. Atualmente há pontos de coleta do material na Seppom, em Serra Centro, e no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.
Dados de uma pesquisa recente, realizada pela marca de cuidado íntimo Always revelou que, no Brasil, mais de 29% das jovens afirma não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento da vida. E ainda: esse percentual se eleva paraa 33% quando se trata das classes D e E. (Secom/PMS)
Leia também:
> Prefeitura de Guarapari realiza mutirão de negociação de dívida
> Prefeitura de Serra tem eventos especiais na Semana do Idoso
> As praias de Vitória voltam a ficar apropriadas para banho
> Prefeitura de Viana recebe um repasse para investimentos
> Parceria garante fortalecimento da rede de proteção a criança
> Prefeitura de Vitória retira árvores caídas em Jardim Camburi
> Cariacica abre processo para contratar professor e pedagogo
> IPTU: Prefeitura de Serra alerta sobre inclusão na dívida ativa
> Linhares realiza vistorias em barragens devido as fortes chuvas
> PMVV recolhe média 30 toneladas/dia de resíduos das praias
> Serra divulga rotas do carro fumacê e da limpeza nos bairros
TAGS: SERRA | ABSORVENTES | MULHERES | CAMPANHA | SAÚDE