TEMAS GERAIS

Prefeitura de Cachoeiro auxilia famílias desalojadas por chuvas

O transbordo do Rio Itapemirim, em Pacotuba, nesta quinta (9), deixou 67 famílias desalojadas.

Em 09/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Desde a madrugada, a Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat), está atuando nas ocorrências, em Cachoeiro de Itapemirim.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

As fortes chuvas que caem na região nos últimos dias provocaram o transbordamento do Rio Itapemirim no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quinta-feira (9), deixando 67 famílias desalojadas. Ao todo, segundo dados parciais, 167 pessoas foram retiradas de suas casas devido à enchente e estão sendo acolhidas no ginásio da comunidade.

>> Detran|ES orienta motoristas que perderam placas na chuva

Desde a madrugada, a Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat), está atuando nas ocorrências.

No ginásio, as famílias desalojadas estão recebendo assistência imediata, com refeições, colchões, água, kits de higiene pessoal e cestas básicas fornecidas pela Semdes. Uma cozinha comunitária foi instalada no local para atender à demanda.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Daróz, além disso, caminhões da Prefeitura estão auxiliando os moradores na retirada de pertences das casas afetadas pelas cheias.

"Estamos trabalhando para minimizar os danos causados pela enchente e garantir que as famílias tenham o suporte necessário neste momento crítico."

Daróz também alertou sobre a possibilidade de mais chuvas nos próximos dias, e pede aos moradores de áreas ribeirinhas que fiquem atentos e acionem a Defesa Civil em caso de necessidade.

"O Rio Itapemirim está acima do nível normal, e o alerta para transbordamentos em outros pontos da cidade segue ativo. Pedimos que os moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos e acionem a Defesa Civil em caso de necessidade."

A Defesa Civil Municipal permanece em regime de prontidão e pode ser acionada 24 horas pelos números (28) 98814-3497, 193 ou 190.

A Prefeitura reforça o compromisso em prestar todo o suporte às famílias afetadas e pede que a população continue monitorando os canais oficiais para atualizações sobre a situação das chuvas no município.

Leia também:

Detran|ES orienta motoristas que perderam placas na chuva
Kelly Andrade é a primeira mulher na presidência da CAAES
Lula faz reunião para monitorar construção de moradias no RS
Uso indevido da internet pode afetar saúde, diz especialista
Inmet alerta para chuvas intensas em grande parte do país
Fernando de Noronha: taxa de visitação sobe para R$ 101
Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratos em 2024
Transporte: capitais começam ano com passagens mais caras
Mutirão de Saúde Mental para zerar a fila de 700 advogados

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET