CIDADE

Prefeitura de São Mateus reforça segurança nas escolas

A Prefeitura de São Mateus reforma a segurança nas escolas e adota o "botão do pânico".

Em 10/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMSM

Também foi anunciada uma novidade, que é a Linha de Emergência, semelhante a um botão de pânico, que quando acionada mobiliza a Defesa Social, que por sua vez aciona as forças de segurança e socorro que atuam no Município.

Por determinação do prefeito Daniel Santana, o secretário de Defesa Social de São Mateus, coronel Wagner Borges, e a secretária de Educação, Marília Silveira, realizaram, nesta quarta-feira (05), uma reunião virtual com os diretores das escolas que compõem a Rede Municipal de Educação reafirmando os protocolos de segurança e o Plano de Ação conjunta a ser seguido em caso de ataque ou casos de violência nas Unidades de Ensino.

“Desde quando começaram a surgir boatos nas redes, entramos em alerta e destacamos efetivo para, no início do horário letivo, estarmos a postos para verificar e inibir quaisquer ações que porventura colocassem em risco a segurança de alunos e profissionais da Educação na Escola citada nas redes", diz Wagner Borges.

Wagner lamentou o que chamou de “triste coincidência”, que foi o ataque numa creche em Santa Catarina, mas destacou as inúmeras ações de aprimoramento da segurança que a Prefeitura, através da Secretaria de Defesa, vem implementando para a Educação, citando como exemplo a intensificação da ronda escolar, feita pela Guarda Municipal.

Marília Silveira chamou a atenção para a abordagem multilateral da questão:

“Além do protocolo convencional, que envolve o uso de uniforme, a restrição ao atendimento ao público em geral durante o recreio e o controle das pessoas que têm acesso ao ambiente escolar, também contamos com o envolvimento das Comunidades que, sem exceções, manifestam o reconhecimento pelo trabalho das Escolas nos territórios”.

Emergência? Aperte o botão

Também foi anunciada uma novidade, que é a Linha de Emergência, semelhante a um botão de pânico, que quando acionada mobiliza a Defesa Social, que por sua vez aciona as forças de segurança e socorro que atuam no Município.

Conforme a demanda, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros são imediatamente deslocados para atender a ocorrência, em qualquer Escola.

As duas Secretarias também trabalham em conjunto para acelerar o processo de revisão e, quando necessário, recomposição do videomonitoramento nas Unidades.

A Educação deve ainda intensificar a aquisição e recuperação – quando for o caso, instalação - de materiais que são importantes para a segurança interna e controle de acesso, como é o caso de fechaduras, grades, alambrados e afins. (Secom/PMSM)

Leia também:

Vila Velha: Ecoponto de recicláveis é inaugurado em Jabaeté
Prefeitura da Serra reforça as ações de segurança das escolas
Procon revela variação do preço dos alimentos da Páscoa
Prefeitura realiza transmissão temporária do cargo de prefeito
Vigilância intensifica ações de fiscalização na Semana Santa
Criançada já aproveita praça e quadra do Morro da Penha
Vitória tem queda de assaltos no primeiro trimestre de 2023
Cachoeiro melhora avaliação no Mapa do Turismo Brasileiro
Viana orienta sobre comercialização ilegal de produtos férreos
Viana inaugura reforma de escola na comunidade de Formate
Procon Viana dá dicas para compras na Semana Santa

TAGS:
SÃO MATEUS | SEGURANÇA | ESCOLAS | BOTÃO DO PÂNICO | VIOLÊNCIA