CIDADE

Prefeitura de Serra abrirá 4 unidades de saúde neste sábado, 18

Serão ofertados serviços como: atendimento clínico, vacinação, e outros.

Em 17/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação - Secom/PMS

Neste sábado (18), a Prefeitura de Serra abrirá 4 unidades de saúde para atendimento à população. As Unidades Regionais de Saúde de Jacaraípe, Serra Dourada e Serra-Sede e a Unidade Básica de Jardim Carapina funcionarão das 07 às 17 horas.

Serão ofertados serviços como: atendimento clínico, vacinação, aferição de pressão arterial, curativo, confecção do Cartão SUS, atendimento na farmácia e no laboratório, entre outros.

Sábado Saúde

O projeto da Secretaria de Saúde de Serra visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde oferecendo atendimento aos sábados. A proposta atende um pedido dos moradores que, muitas vezes, não têm disponibilidade de buscar atendimento de segunda a sexta.

MAIS NOTÍCIAS

Dia Mundial da Hipertensão destaca a importância da aferição da pressão

Dia Mundial da Hipertensão destaca a importância da aferição da pressão 

Nesta sexta-feira (17), comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão. - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A hipertensão ou pressão alta é uma doença crônica e um dos principais fatores de risco para acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Nesta sexta-feira (17), comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão, uma oportunidade para destacar a importância do diagnóstico precoce.

A pressão é considerada normal quando se apresenta na média entre 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Acima desse limite, entre 140 por 90 mmHg, é tratada como hipertensão arterial.

Em Serra, o morador tem acesso ao serviço de aferição de pressão em todas as 38 unidades de saúde do município. Para a descoberta precoce da doença, os moradores devem recorrer à unidade de saúde mais próxima de sua casa. Para ter o diagnóstico é importante que ele continue realizando as medições. É fundamental que isso seja feito pelo menos uma vez ao ano.

Os hipertensos podem participar dos Grupos de Hiperdia, que funcionam nas unidades de saúde. Os participantes são acompanhados e monitorados com o intuito de controlar a doença e evitar complicações. São realizadas aferição de pressão, consultas médicas, medição de glicose, dispensação de medicamentos, educação em saúde, entre outros serviços.

Dicas

  • Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

  • Pratique atividades físicas todos os dias.

  • Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

  • Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras, e com mais frutas, verduras e legumes.

  • Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

  • Abandone o cigarro.

  • Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

  • Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

  • Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

Guardas municipais de Serra entram na luta contra dengue

Guardas municipais entram na luta contra dengue 

Nos coletivos, os guardas vão distribuir informativos sobre a importância da participação de todos na guerra contra o mosquito. - Foto: Fred Loureiro/PMS

Os Guardas Civis Municipais de Serra também aderiram à luta contra a dengue. Desde a quinta-feira (16), eles vão ajudar no trabalho de conscientização da população, alertando sobre o perigo do Aedes aegypti, durante as abordagens tranquilizadoras a ônibus coletivos.

Nos coletivos, os guardas vão distribuir informativos sobre a importância da participação de todos na guerra contra o mosquito. Os panfletos informam como realizar o checklist em casa para eliminar todos os focos e evitar a proliferação de doenças causadas pelo Aedes aegypti. Em torno de 80% dos focos encontrados estão nas residências.

“O foco das abordagens nos coletivos é a prevenção, é tranquilizar o cidadão que utiliza diariamente o transporte público. Aproveitaremos também a oportunidade para alertar sobre o combate a dengue para reduzir os criadouros do mosquito”, explicou o secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues.

A Secretaria de Saúde de Serra está realizando um intenso trabalho de conscientização com a população. No último sábado (11) foi realizado o primeiro de uma série de supermutirões contra o mosquito. O primeiro local a receber 110 profissionais da prefeitura foi Bairro das Laranjeiras, na região de Jacaraípe.

As equipes de limpeza da Secretaria de Serviços (Sese) retiraram 204 toneladas de entulho e recolheram 130 pneus. Outras atividades foram: fiscalização de imóveis abandonados; visitas domiciliares por agentes de Combate a Endemias; telagem de caixas d’água; bloqueio de transmissão com bombas costais; limpeza de terrenos baldios; visitas a borracharias, ferro-velho e floriculturas; monitoramento de armadilhas para o mosquito; entre outras atividades.

Estão previstas ações em outros bairros nos próximos fins de semana.

O secretário de Saúde da Serra, Alexandre Viana, destaca que a união de forças com a Guarda é importante para que mais pessoas possam se conscientizar sobre os perigos da dengue e como se livrar do mosquito. “Com o apoio da Guarda, vamos conseguir que mais pessoas sejam alertadas a fazerem sua parte”, disse.