SAÚDE
Prefeitura de Serra (ES) já entregou mais de mil telas para combate à dengue.
Objetivo é reduzir a proliferação do mosquito transmissor da doença
Em 16/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A ação de distribuição de telas protetoras para caixas d’água e tonéis foi iniciada há uma semana e neste período mais de mil reservatórios já receberam a telagem.
Esta iniciativa faz parte da campanha de combate à dengue da Prefeitura de Serra e tem como principal objetivo evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti.
Os agentes de combate a endemias percorrem os bairros fazendo visitas aos moradores. As ações também são direcionadas aos imóveis com focos do mosquito identificados pela Central de Videomonitoramento e também denunciados pelos moradores através do Disque Dengue.
Já foram visitados os bairros Cascata, Planalto Serrano, Jardim Carapina, Feu Rosa, Central Carapina, Bairro das Laranjeiras, Vista da Serra I e II, Nova Carapina I e II, Manguinhos, Divinópolis, Jacaraípe e Taquara I e II. Nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16) os agentes estarão no bairro Divinópolis.
Além de instalar as telas protetoras, os agentes também orientam a população a não deixar água parada em plantas, copos plásticos, entre outros utensílios em quintais.
“É preciso que haja uma adesão dos moradores às medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença, ou seja, eles devem eliminar rotineiramente os depósitos de água nos quintais, que servem como criadouros para o Aedes aegypti”, alerta o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin.
A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços de Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia de foco do pode ligar para o telefone 3228-5394, não é necessária a identificação do denunciante.
Geralmente, o índice de incidência da doença aumenta durante o verão, principalmente, quando o período chuvoso é maior. A transmissão é feita pelo inseto infectado, que mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas.
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, as formas de combate o mosquito são simples, como: não deixar água acumulada e garrafas com água; não jogar lixo em local inadequado; não deixar caixa d'água ou depósitos alternativos sem tampa; trocar a água dos vasos de plantas aquáticas ou colocar areia no fundo do prato; manter o lixo em sacos plásticos e bem fechado, entre outras ações.
De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal, “ações de educação em saúde estão sendo realizadas durante o verão. O ponto mais importante é conscientizar a população em não deixar água parada”, afirmou.
Fonte:PMS