CIDADE
Prefeitura de Serra inaugura arena de esportes em Jacaraípe
O complexo cultural e esportivo tem capacidade de receber 5 mil pessoas.
Em 09/10/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A construção da Arena Jacaraípe foi decidida pelos moradores, que se reuniram em audiência pública e votaram pela construção do centro esportivo e cultural.
A prefeitura de Serra entregará neste sábado (10) a Arena Jacaraípe Jucélio Nascimento Porto, um espaço para prática de esportes e realização de shows que será palco de grandes eventos no município.
A nova arena, localizada onde antes funcionava o histórico Clube Riviera, recebeu investimento de R$ 15 milhões e ocupa uma área total de 9 mil metros quadrados em um dos pontos mais valorizados de Jacaraípe.
A construção foi decidida pelos moradores, que se reuniram em audiência pública e votaram pela construção do centro esportivo e cultural.
“Os moradores decidiram e a prefeitura entregou esta obra, esperada há anos pela comunidade. Serão realizados eventos esportivos e culturais de grande porte, após a pandemia, que vão movimentar a economia local”, destacou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.
Com dois pavimentos, o complexo contempla hall de entrada, bilheteria, administração, centro de atendimento emergencial, quadra poliesportiva, arquibancada com capacidade para 1.500 pessoas, duas lanchonetes, duas salas multifuncionais, depósito, almoxarifado, sala de manutenção, sala de musculação, vestiários de atletas, vestiários de funcionários, sanitários públicos e salas de árbitros.
Há, ainda, arquibancadas com 100% de visibilidade e pé-direito adequado para a prática de voleibol. Todo o espaço está em conformidade com as normas de proteção e combate a incêndio e pânico e com a norma brasileira de acessibilidade, além de ter um programa adequado de funcionamento da arena.
Atividades
Na Arena Jacaraípe serão oferecidas atividades como academia, aulas de ginástica, funcional, futebol, basquete, handebol, vôlei, capoeira, caratê, judô, além da realização de projetos em parceria com a comunidade como oficinas de artesanato, mosaico, entre outros.
“Todas as atividades serão gratuitas. As inscrições serão abertas no próprio local, no sábado, durante a inauguração. Posteriormente, será lançado um portal para inscrições via internet”, informou o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Alessandre Motta.
Funcionamento
A previsão é de que a Arena comece a funcionar assim que as inscrições para as atividades forem concluídas. O horário de funcionamento será variável em função das aulas oferecidas, mas a expectativa é de que o espaço seja aberto sempre às 7 horas.
Lembrando que durante a pandemia do novo coronavírus qualquer atividade será realizada seguindo todos os protocolos de distanciamento social e higiene.
A Arena está localizada na Rua Mato Grosso, na esquina com Av. Abdo Saad (ES-010), em Estância Monazítica (Grande Jacaraípe).
Administração
A Arena Jacaraípe será gerida pela Associação Capixaba de Apoio à Cultura, Educação e Esporte, que foi escolhida por meio de edital de chamamento público. A Associação será responsável pela administração do espaço de forma geral, vigilância, manutenção, limpeza e aulas. As contratações dos profissionais que vão trabalhar no local já foram realizadas pela organização, por meio do Sine de Serra.
Estrutura
Com design moderno e atraente, a Arena Jacaraípe é uma construção com área de 4.408,63 m², localizada em um terreno cuja área total é de aproximadamente 9 mil m², cuja estrutura é composta por:
- Quadra poliesportiva com piso flexível em poliuretano, que é altamente recomendado para eventos esportivos internacionais;
- Arquibancadas com assento individual e numerado para 1.500 pessoas, além de área exclusiva para pessoas com deficiência assistirem aos eventos;
- Sistema de captação de água proveniente de chuvas;
- Sistema central de aquecimento de água a gás;
- Estacionamento com 75 vagas para visitantes, incluindo vagas para pessoas com deficiência e bicicletário;
- Amplo acesso com bilheterias e catracas com leitor de código de barras;
- Salas climatizadas;
- Área prevista para duas lanchonetes (uma em cada lado);
- Vestiários exclusivo para atletas;
- Banheiros para visitantes e pessoas com deficiência;
- Sala de musculação com bicicletas, esteiras ergométricas e aparelhos abdominais;
- Sala multiuso para atividades diversas;
- Bebedouros para visitantes espalhados ao redor da quadra;
- Sala para almoxarifado e depósitos;
- Sala destinada ao centro médico e emergência;
- Salas exclusivas para árbitros. (Com informações da Prefeitura de Serra)