POLICIA

Prefeitura de Serra intensifica fiscalização para acabar com tráfico

Foram quatro operações desde o dia 05 deste mês.

Em 23/02/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação - Secom/PMS

Desde o início deste mês de fevereiro, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Defesa Social, vem promovendo um choque de ordem por meio da fiscalização a comércios irregulares, com o objetivo de inibir delitos que são potencializados pela presença desses estabelecimentos. 

Na última terça-feira (19), foi realizada uma operação integrada nos bairros Jardim Limoeiro, São Diogo e Carapina Grande, com participação da Guarda Civil Municipal, das fiscalizações de Postura, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

Com essa, foram quatro operações desde o dia 05 de fevereiro, trabalhos que resultaram no fechamento e na notificação de bares que estavam com a documentação irregular e na aplicação de multas a veículos com som amplificado.  

O secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues, explica que as operações integradas têm como alvo bares e boates com histórico de prostituição e com ocorrências de tráfico de drogas nas imediações. “A existência desses comércios favorece a ocorrência de delitos no entorno. Fiscalizar esses bares significa combater indiretamente o tráfico de drogas, a prostituição e o roubo”.

As operações integradas, destaca o secretário, serão realizadas semanalmente e em outras regiões do município. “Criamos um grupo de trabalho, com participação das secretarias de Defesa Social, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Saúde, para definir as estratégias e os locais das operações”.

“Nosso principal objetivo é contribuir para a redução dos homicídios no município. No ano passado a queda foi de 41%. Queremos manter a redução e, se possível, diminuir ainda mais”, finaliza o secretário.      

Resultado e resumo das operações

  • Dia 05/02, início às 18h30: fiscais da Postura e agentes da GCM atuaram em Jardim Limoeiro, onde abordaram e fecharam por falta de alvará um bar, que era utilizado como ponto de prostituição.

  • Dia: 08/02, início às 17:00: Fiscais da Semma,  da Sedur e agentes da GCM estiveram na Rua Nelcy Lopes, em Jardim Limoeiro, onde foram identificados 06 estabelecimentos que estavam causando diversos transtornos na Região. A operação resultou na lavratura de dois embargos devido à ausência de alvará de funcionamento, uma notificação para retirada de cadeiras e mesas de via pública, uma notificação para retirada de entulhos em via pública. Foi lavrado um auto de infração pela Sedur por um estabelecimento não atender a notificação anterior(05/02/19) e dois autos de apreensão de aparelhos de som pela Semma.

  • Dia 15/02: Operação integrada na região de Jardim Limoeiro, com participação da Guarda Civil Municipal, fiscais da Sedur, Semma e Vigilância Sanitária, tendo como resultado dois embargos, duas multas aos bares e duas multas por carros de som em vias públicas. Foram apreendidos quatro pássaros silvestres em dois estabelecimentos.

  • Dia 19/02: Operação integrada em Jardim Limoeiro, São Diogo e Carapina Grande, com participação da Guarda Civil Municipal, fiscais da Sedur,  Semma e  Vigilância Sanitária. Foram oito estabelecimentos embargados, dos quais três já estavam embargados devido a operações anteriores. Em um estabelecimento em Carapina Grande foi apreendido um freezer cheio de frango congelado vencido. Essa operação  serviu também para verificar se os embargos das ações anteriores estão sendo cumpridos.