CIDADE
Prefeitura de Serra orienta sobre pedido de seguro-desemprego
Seter informa que há plantão de atendimento para ajudar sobre como fazer o pedido.
Em 30/04/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O trabalhador que perdeu seu emprego tem o prazo de até 120 dias para dar entrada no pedido de seguro-desemprego. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), da Prefeitura de Serra, antes do período de pandemia provocada pelo coronavírus, recebia as pessoas que precisavam de orientações sobre esse serviço.
Como os atendimentos presenciais estão suspensos, a Secretaria de Trabalho informa aos desempregados que há plantão de atendimento da Seter para ajuda, esclarecimentos e orientações (passo a passo) sobre como fazer o pedido. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelos telefones (27) 99507-3391/ 99516-6972.
“Estamos à disposição para ajudar e orientar todos que precisam neste momento. A partir da semana que vem, vamos ampliar, ainda mais, nossos canais de atendimento ao trabalhador”, disse a secretária de Trabalho, Aline Oliveira.
O site do Governo Federal (https://servicos.mte.gov.br) é o canal para o trabalhador fazer o pedido para receber o seguro. Neste momento em que não há atendimento presencial ao público, todos devem recorrer a esse portal e fazer cadastro com as seguintes informações: nome completo, CPF, e-mail e telefone celular.
“Depois de ter acesso ao site, o trabalhador deve informar o número do requerimento do seguro-desemprego, que ele deve extrair do contrato de rescisão que a empresa fornece”, explicou Aline.
Além do site, também é possível fazer o pedido do seguro pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Informações divergentes
Os trabalhadores que estão tendo dificuldades em dar entrada por problemas e divergências nas informações pessoais (como CPF e nome da mãe, por exemplo) podem recorrer à Superintendência Regional do Trabalho do Espírito Santo, que criou canais alternativos para atender a população neste momento de isolamento social.
O trabalhador pode mandar um e-mail para trabalho.es@mte.gov.br, informando seu CPF e, se tiver informações, pode relatar qual a situação do seu cadastro e pedido. É indicado enviar no e-mail fotos do CPF, da carteira de trabalho e da rescisão do contrato de trabalho. Também pode mandar mensagens para o WhatsApp 3211-5204. (Com informações da Prefeitura de Serra)