AGRICULTURA
Prefeitura de Viana firma um acordo com produtores rurais
Prefeitura firma acordo com produtores para desenvolvimento de produção agroecológica
Em 22/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O pacto vai possibilitar a instrumentação de um programa de produção agrícola mais ecologicamente responsável, visando tornar a cidade de Viana a Capital Estadual da Alimentação Orgânica e Agroecológica.
Um pacto em prol de uma produção agrícola mais ecológica foi apresentado aos produtores rurais de Viana nesta terça-feira (22). O “Pacto Ecológico Capixaba: Rumo à Agricultura Agroecológica e Orgânica” tem o objetivo de identificar e traçar estratégias para a transição da agricultura convencional para uma com mais responsabilidade ecológica.
O pacto vai possibilitar a instrumentação de um programa de produção agrícola mais ecologicamente responsável, visando tornar a cidade de Viana a Capital Estadual da Alimentação Orgânica e Agroecológica, produzindo alimentos mais saudáveis e agregando valor ao produzido no campo.
O acordo prioriza unidades da agricultura familiar e pretende incentivar as unidades rurais do município a produzir alimentos sem agrotóxicos. Os produtores contarão com o apoio da Prefeitura na oferta de assistência técnica gratuita ao plantio e ao manejo, além do uso de maquinário, compostagem e possibilidade de venda a valor maior, inclusive em compras municipais.
A produção agrícola de Viana tem como base a agricultura familiar, como a feita por Patrícia de Almeida Mattos Santos, produtora rural há 21 anos, que deixou o uso de defensivos em 2018 e passou a comercializar produtos orgânicos.
“Buscamos produzir alimentos saudáveis para disponibilizar produtos de qualidade para as mesas das outras famílias, além da minha própria. O acordo vai contribuir ainda mais para o aumento da produção familiar em Viana e para uma melhor qualidade das nossas frutas, legumes e vegetais”, comentou a produtora.
Para isso, o programa traz uma série de ações, como certificação agroecológica, assistência técnica rural, cessão de biodigestores, programas de cursos de qualificação para manejo, horas-máquina para os produtores rurais.
“É preciso investir em uma política orgânica e responsável com o meio ambiente na produção agrícola. Devemos levar conhecimento e novas técnicas de manejo para que as propriedades se tornem mais produtivas. Para isso, o município vem apoiando várias estratégias e ferramentas que vão possibilitar aqueles que querem fazer empreendimentos que possam produzir na cidade de Viana”, pontuou o prefeito Wanderson Bueno.
A iniciativa é do Ministério Público do Estado (MPES), visando firmar parceria entre produtores rurais, Prefeitura de Viana, Secretaria de Estado de Agricultura (SEAG), Ministério da Agricultura (MAPA), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Federal do Estado (IFES), Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Câmara Municipal de Viana.
“A utilização de produtos químicos na agricultura tem prejudicado tanto aquilo que a natureza sempre nos deu, o alimento. Por isso, devemos repensar a produção agrícola. Portanto, é necessário criar condições de manutenção dos nossos produtores e fixação deles na terra, dando condição para que eles produzam de forma ecologicamente responsável”, salientou a promotora de Justiça, Isabela de Deus.
Além do prefeito Wanderson Bueno e da promotora de Justiça, Isabela de Deus, estiveram presentes mais de 40 produtores rurais, o secretário Estadual de Agricultura, Paulo Foletto, o superintendente do Ministério da Agricultura no Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa, o presidente do Incaper, Toninho da Emater, o deputado Fabrício Gandini, secretários municipais e vereadores de Viana. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Chuva favorece aparecimento de pragas e doenças no campo
> Cotação do trigo segue elevada apesar da safra recorde
> Governo do ES entrega máquinas do Programa Terra Firme
> Seag e Sebrae realizam 1º Encontro Técnico do Agrolegal
> Safra de grãos pode chegar a 291,1 milhões de toneladas
> Uso de bioinsumos impede perdas na produção de frutas
> Incaper divulga finalistas do 2º Prêmio Cafés Especiais do ES
> Semana Internacional do Café tem início hoje (10) em BH
> Estado lança tecnologias para café conilon em Marilândia
> Seag entrega 3.600 cestas verdes para pescadores capixabas
TAGS: VIANA | PRODUTORES | ACORDO | AGRICULTURA AGROECOLÓGICA | RESPONSABILIDADE