SAÚDE

Prefeitura de Vila Velha (ES) está reformando 14 Unidades de Saúde

As obras visam a melhoria no atendimento ao público com a adequação dos espaços físicos

Em 11/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Prefeitura de Vila Velha está trabalhando e investindo para melhorar a saúde no município. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está reformando 14 das 18 unidades de saúde. As obras visam a melhoria no atendimento ao público com a adequação dos espaços físicos. Estão sendo realizados serviços como troca de piso e telhado, revisão das instalações elétricas e pintura, entre outros. A previsão é de que as obras sejam entregues à população até o próximo mês (dezembro).
 
As unidades de saúde estão sendo reformadas com utilização de recursos federais e municipais. São elas: Coqueiral; Ibes; Araçás; Vila Nova; São Torquato; Vale Encantado; Jardim Marilândia; Paul; Santa Rita; Dom João; Vila Garrido; Ulisses Guimarães; Terra Vermelha e Ponta da Fruta.
 
Além das obras de reforma destas unidades, a Semsa planeja realizar obras de melhoria nas unidades Barra do Jucu e Santa Rita e construir, ao longo dos próximos dois anos, outras seis unidades de saúde, ampliando o número de atendimentos à população.
 
Para a realização das obras na US Barra do Jucu, a secretaria está captando recursos junto ao Governo Federal. O projeto de reforma já está em fase de elaboração e, assim que for concluído, será iniciado o processo licitatório para dar início às obras. A previsão é de que a unidade esteja reformada até o final de 2015. 
 
O processo de elaboração do projeto de ampliação da Unidade de Saúde Santa Rita também já foi iniciado pela Saúde. A conclusão das obras na unidade está prevista para o segundo semestre de 2016.
 
“Entregar à população um ambiente mais adequado ao atendimento de saúde faz parte de uma nova forma de gestão, que trabalha, principalmente, para o bem estar da população. Mas, sem desconsiderar o servidor público, merecedor de um espaço de trabalho que lhe dê melhores condições de desenvolver suas potencialidades trazendo, consequentemente, melhor resultado ao cidadão”, considerou a secretária de Saúde, Andréia Passamani Corteletti.

Também está em andamento o processo de licitação para a adequação do almoxarifado de medicamentos da Semsa. Após a licitação ser concluída e ser dada a Ordem de Serviço para início da obra, a empresa vencedora da licitação terá oito meses para conclusão da adequação, prevista para ocorrer em 2016.
 
Novas unidades
 
Quanto às novas unidades, cinco delas serão construídas com recursos do Governo Estadual. Com o aumento do número de unidades, será também ampliado o número de consultas e exames oferecidos à população de Vila Velha. São elas: US São Torquato; US Divino Espírito Santo; US Boa Vista II; US Vila Batista; US Ataíde.
 
A construção destas unidades encontra-se em fase de pactuação de convênio com o Estado e, assim que for assinado, as obras serão iniciadas. As unidades deverão ser entregues até o final do segundo semestre de 2016.
 
Já a Unidade de Saúde Jabaeté será construída pela Caixa Econômica Federal (CEF), com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida. Atualmente, está sendo elaborado o projeto arquitetônico executivo para envio e aprovação da CEF. Com o projeto aprovado, a obra também deverá ser entregue até o final de 2016.
 
“Ampliar a porta de entrada da Atenção Primária à Saude é acreditar na reversão de um sistema que, hoje, está centrado no atendimento das urgências nos prontos atendimentos e na rede hospitalar. É preciso estar mais perto da população, ofertando os serviços de atenção básica para dar mais qualidade de vida ao cidadão”, completou a secretária.
 
Serviço odontológico
 
Também até o final deste ano, as 16 unidades de saúde que oferecem serviços odontológicos no município terão instalados novos equipamentos para atendimento. Ao todo, o município vai estar oferecendo um total de 50 consultórios, novas cadeiras odontológicas completas com equipo e refletor (07), compressores odontológicos (13), aparelhos de ultrassom (24), amalgamadores (17), fotopolimerizadores (23) e mochos odontológicos (14). 
 
A chegada desses equipamentos significa uma nova realidade para a rede de Saúde Bucal, em Vila Velha. Além dessa reestruturação tecnológica, a rede de odontologia, com esses novos equipamentos, vai ampliar sua oferta de serviços aos moradores do município, além de oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na área.

Fonte:PMVV