CIDADE

Prefeitura de Vila Velha indica árvores corretas para o plantio na cidade

Há espécimes que são mais indicadas para as características da cidade.

Em 17/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Quem deseja plantar uma árvore em calçada ou canteiro da área urbana de Vila Velha deve ficar atento, há espécimes que são mais indicadas para as características da cidade e evitam, por exemplo, obstrução de canos e quebra do calçamento pelas raízes. Por isso, uma lista com mais de 150 plantas que compõe a arborização urbana foi divulgada pela Prefeitura Municipal.



Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Aqueles que seguirem a orientação corretamente, podem até ter desconto no IPTU. A relação foi publicada no diário oficial da última sexta–feira (12).

A regulamentação se deu com a necessidade permanente de realizar o planejamento da arborização urbana. A coordenadora de Recursos Naturais (CRN) da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), Valdete Motta, explicou que é normal a obstrução de canos e quebra do calçamento por raízes de arvores não apropriadas.

“Divulgamos as espécies que não comprometem a estrutura física de calçadas e casas até aquelas com frutos que não danificam carros ou possam machucar transeuntes”, explicou.

Com o plantio correto das espécies da arborização urbana implantadas nas calçadas por exemplo serão objeto de desconto de IPTU. “O contribuinte vai anexar no processo as fotos da árvore, e uma equipe técnica vai até o local verificar”, orientou Valdete. As espécies vegetais já implantadas nas calçadas serão progressivamente substituídas.

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Doação

Alguns das espécies indicadas, são: ingá e ipê-rosa. Elas, inclusive, estão disponíveis para doação no Viveiro Municipal, localizado no Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, na Glória. O viveiro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 12h30 às 16 horas.

Para adquiri-las, o cidadão deve procurar a administração do viveiro, munido de documentos pessoais como: RG e CPF. Cada pessoa tem direito de obter até três mudas. Acima dessa quantidade, o cidadão deve enviar a solicitação para o e-mail: semsu@vilavelha.es.gov.br. Informações: 3149 7325 | 3149 7501

Confira a lista completa aqui: file:///C:/Users/rovena.cruz/Downloads/Diario_Oficial_VilaVelha_12-07-2019_727_1%20(1).pdf

MAIS NOTÍCIAS

Moradores de Jabaeté são orientados sobre trânsito, saúde e combate a mosquitos

Cerca de 500 moradores do condomínio Residencial Vila Velha da 2ª etapa participaram de uma ação social realizado pela Prefeitura de Vila Velha na manhã do último sábado (13). O evento foi realizado na área social do condomínio, onde crianças e adultos puderam aprender sobre trânsito, saúde bucal e combate a mosquitos.

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

“A ação foi um sucesso e proporcionou integração, conhecimento e entretenimento para todos os moradores da 2ª etapa, além de incentivar a promoção de atitudes e condutas sociais ligadas ao zelo, ao acesso aos equipamentos sociais e comunitários. Despertando nos beneficiados o sentimento de pertencimento e o bom convívio com a vizinhança”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), Caroline Jabour.

A ação contou com serviços municipais de diversas secretarias, como as oficinas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS dos CRAS); orientações para mulheres sobre violência doméstica com o CRAMVIVE; serviços disponíveis no CRAS; oficinas nas áreas de Vigilância Ambiental e Saúde Bucal; oficina “Transitolândia” que promove educação no trânsito; entre outros. E ainda contou com o apoio da secretaria municipal de Cultura e do Corpo de Bombeiros.

Para a moradora do Bloco 2 Maiara Miranda, essa ação foi de extrema importância para todos. “É muito interessante essa ação porque os moradores aprendem muita coisa”, disse.

Já o sindico do condomínio Residencial Vila Velha da 2ª etapa, Gurmecindo da Silva, relatou que todos gostaram da ação e que esse apoio da Prefeitura vai ajudar e muito a melhorar o condomínio.

Prefeitura de Vila Velha apresenta “Selo do Turismo Religioso” para empresários nesta quarta

Visando aumentar o tempo de permanência do turista e, consequentemente, aumentar a circulação e consumo de produtos e serviços pela cidade, a Prefeitura de Vila Velha e a Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) criaram o programa “Selo do Turismo Religioso”.

 Foto: Semcom/PMVV

O programa oferece descontos especiais, promoções, formas de pagamento diferenciadas e oferta de brindes e prêmios.  A apresentação do Selo será nesta quarta-feira (17), às 14h, no auditório da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica.

“O Selo do Turismo Religioso será implementado em parceria com o empreendedores do turismo local com o objetivo de ampliar a divulgação do turismo”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Abreu de Almeida.

O selo refere-se ao período específico de alguma festa religiosa, como a Festa da Penha, que ocorre no mês de abril e anualmente recebe cerca de dois milhões de devotos que vem a Vila Velha.

 “Descontos e promoção Serão ofertadas na fonte emissora do turismo de vocação religiosa para a cidade, mapeado junto aos promotores dos eventos religiosos. Promovendo, assim, nos devotos a vontade de pernoitar na cidade, conhecer os outros atrativos turísticos, circular e consumir os produtos regionais”, explicou o coordenador municipal de Economia Criativa, Eliomar Mazoco. 

Serviço

Apresentação do Selo do Turismo Religioso
Data: Quarta-feira (17)
Horário: 14h
Local: Auditório da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica
Público alvo: empreendedor e empresário