CIDADE
Prefeitura de Vila Velha indica árvores corretas para o plantio na cidade
Há espécimes que são mais indicadas para as características da cidade.
Em 17/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Quem deseja plantar uma árvore em calçada ou canteiro da área urbana de Vila Velha deve ficar atento, há espécimes que são mais indicadas para as características da cidade e evitam, por exemplo, obstrução de canos e quebra do calçamento pelas raízes. Por isso, uma lista com mais de 150 plantas que compõe a arborização urbana foi divulgada pela Prefeitura Municipal.
Foto: Divulgação - Semcom/PMVV
Aqueles que seguirem a orientação corretamente, podem até ter desconto no IPTU. A relação foi publicada no diário oficial da última sexta–feira (12).
A regulamentação se deu com a necessidade permanente de realizar o planejamento da arborização urbana. A coordenadora de Recursos Naturais (CRN) da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), Valdete Motta, explicou que é normal a obstrução de canos e quebra do calçamento por raízes de arvores não apropriadas.
“Divulgamos as espécies que não comprometem a estrutura física de calçadas e casas até aquelas com frutos que não danificam carros ou possam machucar transeuntes”, explicou.
Com o plantio correto das espécies da arborização urbana implantadas nas calçadas por exemplo serão objeto de desconto de IPTU. “O contribuinte vai anexar no processo as fotos da árvore, e uma equipe técnica vai até o local verificar”, orientou Valdete. As espécies vegetais já implantadas nas calçadas serão progressivamente substituídas.
Foto: Divulgação - Semcom/PMVV
Doação
Alguns das espécies indicadas, são: ingá e ipê-rosa. Elas, inclusive, estão disponíveis para doação no Viveiro Municipal, localizado no Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, na Glória. O viveiro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 12h30 às 16 horas.
Para adquiri-las, o cidadão deve procurar a administração do viveiro, munido de documentos pessoais como: RG e CPF. Cada pessoa tem direito de obter até três mudas. Acima dessa quantidade, o cidadão deve enviar a solicitação para o e-mail: semsu@vilavelha.es.gov.br. Informações: 3149 7325 | 3149 7501
Confira a lista completa aqui: file:///C:/Users/rovena.cruz/Downloads/Diario_Oficial_VilaVelha_12-07-2019_727_1%20(1).pdf
MAIS NOTÍCIAS
Moradores de Jabaeté são orientados sobre trânsito, saúde e combate a mosquitos
Cerca de 500 moradores do condomínio Residencial Vila Velha da 2ª etapa participaram de uma ação social realizado pela Prefeitura de Vila Velha na manhã do último sábado (13). O evento foi realizado na área social do condomínio, onde crianças e adultos puderam aprender sobre trânsito, saúde bucal e combate a mosquitos.
Foto: Divulgação - Semcom/PMVV
“A ação foi um sucesso e proporcionou integração, conhecimento e entretenimento para todos os moradores da 2ª etapa, além de incentivar a promoção de atitudes e condutas sociais ligadas ao zelo, ao acesso aos equipamentos sociais e comunitários. Despertando nos beneficiados o sentimento de pertencimento e o bom convívio com a vizinhança”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), Caroline Jabour.
A ação contou com serviços municipais de diversas secretarias, como as oficinas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS dos CRAS); orientações para mulheres sobre violência doméstica com o CRAMVIVE; serviços disponíveis no CRAS; oficinas nas áreas de Vigilância Ambiental e Saúde Bucal; oficina “Transitolândia” que promove educação no trânsito; entre outros. E ainda contou com o apoio da secretaria municipal de Cultura e do Corpo de Bombeiros.
Para a moradora do Bloco 2 Maiara Miranda, essa ação foi de extrema importância para todos. “É muito interessante essa ação porque os moradores aprendem muita coisa”, disse.
Já o sindico do condomínio Residencial Vila Velha da 2ª etapa, Gurmecindo da Silva, relatou que todos gostaram da ação e que esse apoio da Prefeitura vai ajudar e muito a melhorar o condomínio.
Prefeitura de Vila Velha apresenta “Selo do Turismo Religioso” para empresários nesta quarta
Visando aumentar o tempo de permanência do turista e, consequentemente, aumentar a circulação e consumo de produtos e serviços pela cidade, a Prefeitura de Vila Velha e a Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) criaram o programa “Selo do Turismo Religioso”.
Foto: Semcom/PMVV
O programa oferece descontos especiais, promoções, formas de pagamento diferenciadas e oferta de brindes e prêmios. A apresentação do Selo será nesta quarta-feira (17), às 14h, no auditório da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica.
“O Selo do Turismo Religioso será implementado em parceria com o empreendedores do turismo local com o objetivo de ampliar a divulgação do turismo”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Abreu de Almeida.
O selo refere-se ao período específico de alguma festa religiosa, como a Festa da Penha, que ocorre no mês de abril e anualmente recebe cerca de dois milhões de devotos que vem a Vila Velha.
“Descontos e promoção Serão ofertadas na fonte emissora do turismo de vocação religiosa para a cidade, mapeado junto aos promotores dos eventos religiosos. Promovendo, assim, nos devotos a vontade de pernoitar na cidade, conhecer os outros atrativos turísticos, circular e consumir os produtos regionais”, explicou o coordenador municipal de Economia Criativa, Eliomar Mazoco.
Serviço
Apresentação do Selo do Turismo Religioso
Data: Quarta-feira (17)
Horário: 14h
Local: Auditório da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica
Público alvo: empreendedor e empresário