CIDADE

Prefeitura de Vitória faz nova vistoria em pátio da Vale

Técnicos foram conferir se a limpeza nos equipamentos estava sendo feita.

Em 12/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma nova vistoria realizada nesta sexta-feira (10) na região da Ponta de Tubarão, no porto pertencente à Vale, em Vitória, constatou que a empresa realizou a limpeza das estruturas próximas as correias transportadoras e em suas plataformas de sustentação.

A vistoria foi feita por um grupo de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam). “Foi para conferir uma notificação do início de junho para a limpeza. A constatação é de que a Vale cumpriu a determinação e o minério foi retirado”, afirmou o subsecretário de Meio Ambiente de Vitória, Paulo Barbosa.

Outras vistorias vão acontecer, a partir da próxima semana, todas sem aviso prévio. O presidente da CPI do Pó Preto, na Câmara de Vitória, o vereador Davi Esmael, disse que vão ser feitas também visitas noturnas e que vai sugerir isso à Semman.

Multa
Nos últimos dois anos foram aplicadas cinco multas à Vale por impacto ao meio ambiente, segundo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). “A com valor mais significativo foi aplicada em 2012, por lançamento de polpa de minério na praia”, disse o órgão em nota.

A multa foi de R$ 3,36 milhões. “A empresa recorreu e a solicitação está em análise no âmbito administrativo, ou seja, em primeira instância”, explicou a nota.

O Iema informou também que a empresa será multada pela constatação da presença de minério de ferro no mar, em local próximo ao Porto de Tubarão, registrado este ano.

A Vale informou que não foi notificada mas reforçou que recebe inspeções periódicas da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) e que, quando são identificadas necessidades de melhorias em algum ponto ou atividade, a empresa faz as modificações necessárias.

Fonte: G1es