CIDADE
Prefeitura de Vitória lança Campanha Maio Amarelo sábado (1)
Motoristas serão abordados em Jardim da Penha e orientados sobre prevenção a acidentes.
Em 29/04/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Maio Amarelo é uma campanha internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.
Seguindo o movimento mundial que visa debater a segurança viária e mobilizar a sociedade para a importância de ser consciente no trânsito, a Prefeitura de Vitória lança, neste sábado (1º de maio), a campanha Maio Amarelo 2021.
O tema deste ano será "Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito". O ponto de partida das ações será a feira livre de Jardim da Penha, das 8 às 12 horas. Quem acompanhará de perto as abordagens será o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.
"Vamos realizar ações educativas para mostrar às pessoas que são pequenas atitudes que colaboram para diminuir a quantidade de acidentes, atropelamentos, evitando mortes e sequelas por causa dessas ocorrências, além da tristeza e da saudade que fica dos familiares e amigos dessas vítimas", afirmou a coordenadora de Ensino, Formação e Relacionamento com a Comunidade, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), Maria Odete Castiglioni.
Campanha
Maio Amarelo é uma campanha internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim, o mês tornou-se referência mundial para as ações realizadas pela educação no trânsito.
"Precisamos ter consciência coletiva. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dá prioridade a situações mais frágeis: pedestres, ciclistas, motociclistas e, por fim, carros. Queremos frisar o respeito à faixa de pedestre. Parentes e amigos dos condutores estão circulando pela cidade, precisamos ter essa compreensão", disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Alex Mariano.
Segundo o responsável pela pasta, o movimento Maio Amarelo tem apelo mundial e precisa ser visto como uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.
"A intenção é envolver segmentos como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e federações com foco no alerta, um drama enfrentado no trânsito a cada dia", afirmou.
Pontos estratégicos de Vitória, ao ar livre e distantes de ambientes fechados, foram escolhidos para a abordagem aos munícipes. Para ser realizada, a campanha contará com os cuidados necessários.
"Todos os envolvidos farão uso de material de proteção, como máscaras e álcool, respeitando o distanciamento", concluiu.
O foco deve ser o desenvolvimento de valores, posturas, atitudes e ações efetivas e planejadas que sirvam para diminuição da mortalidade e dos acidentes no trânsito.
"É oportuno que se discuta o tema, que haja engajamento em ações com propagação do conhecimento e ações efetivas para que as estatísticas negativas diminuam", alertou Mariano.
Dados
Conforme dados do Observatório Nacional do Trânsito, anualmente morrem mais de 40 mil pessoas e 400 mil ficam com algum tipo de sequela.
Em Vitória, só entre o dia 1º de janeiro deste ano e o último dia 22 de abril, foram registrados 1.686 acidentes de trânsito nas vias da capital - praticamente um terço do total contabilizado em todo o ano passado: 5.223 ocorrências.
TAGS: AUXÍLIO | EMERGENCIAL | POLÍTICA | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA | COVID-19