EDUCAÇÃO

Prefeitura de Vitória nomeia 128 professores temporários

Prefeitura de Vitória nomeia professores temporários para atuarem na Educação Especial.

Em 02/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Para assumir o vínculo temporário, os candidatos devem apresentar os documentos que comprovam as informações descritas no ato de inscrição e ainda os documentos necessários para admissão.

Professores para atuar com estudantes que apresentam altas habilidades ou superdotação, professores de Libras para atuar no Ensino Fundamental, professores bilíngues (Letras-Libras), professores para atuar com deficientes visuais e intelectuais. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) nomeia 128 profissionais em designação temporária voltados para atuação na Educação Especial do município. A chamada de profissionais contempla também seis bibliotecários para a rede.

É preciso ficar atento porque a entrega de documentos tem data e horário pré-definidos para ocorrer: nos dias 6 ou 7 de junho, das 9h às 17 horas, os professores devem comparecer à Gerência de Recrutamento, Seleção e Registro (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. Já os bibliotecários devem assinar os contratos entre os dias 12 e 16 de junho, no mesmo local.

"A Educação Especial de Vitória é referência e é um ganho na qualidade das dinâmicas de aprendizagem ter profissionais mais capacitados e contratados para lidar com essas crianças e estudantes, que também são capazes de aprender, mesmo que por meio de percursos e processos diferentes. A escola é para todos", ressaltou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

A lista completa dos nomeados está disponível no Diário Oficial do município, que pode ser acessado aqui.

Para assumir o vínculo temporário, os candidatos devem apresentar os documentos que comprovam as informações descritas no ato de inscrição e ainda os documentos necessários para admissão. A relação de documentos e formulários obrigatórios estão disponíveis em selecao.vitoria.es.gov.br, e devem ser entregues sem rasura e preenchidos de forma legível.

Vale ressaltar que a fase de comprovação de documentos e informações declaradas tem caráter eliminatório. Além disso, os candidatos que não comparecerem nos dias e horários previstos no edital, serão reclassificados para o final da lista.

Adequação legislativa

A lei que regulamenta a atuação do professor na Educação Especial tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental dentro do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Servidor do Magistério Público do Município de Vitória (Lei Municipal n° 6.754/2006) foi sancionada em setembro de 2022.

No quadro de professores de Vitória, não havia a função específica para a Educação Especial. Até então, a contratação era feita dentro do quadro de candidatos que se apresentavam e já traziam cursos de formação voltados para a área. Com a regulamentação, foi possível a contratação de profissionais especificamente para atender à Educação Especial.

Essa adequação legislativa fortalece as políticas públicas e garante os direitos de aprendizagem e de educação de qualidade a crianças e estudantes atendidos pela Educação Especial. (Secom/PMV)

Leia também:

Escolas promovem ações de enfrentamento à violência
Viana: Programa Gerar anuncia 80 vagas para cursos
Prefeitura de Aracruz lança a terceira escola de tempo integral
Com olhar digital, alunos precisam de escolas mais conectadas
Ifes lança a 2ª turma do curso de programação de software
Prazo para instituições públicas aderirem ao Sisu termina hoje
Curso busca aumentar presença feminina na área tecnológica
Vitória nomeia mais 440 profissionais da educação
Cariacica entrega kits de material escolar para estudantes
Escola de Linhares promove aulas dinâmicas e criativas
Quatro em cada dez alunos do 4º ano não dominam a leitura

TAGS:
VITÓRIA | PROFISSIONAIS | NOMEIAM | TEMPORÁRIOS | EDUCAÇÃO ESPECIAL