CIDADE
Prefeitura de Vitória realiza mutirão de combate à dengue
Agentes orientam sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
Em 10/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Mais um mutirão para combater o principal vetor da dengue, zika e chikungunya, será realizado no próximo sábado (11) no bairro Conquista, em Vitória. A primeira ação intersetorial das secretarias de Saúde e Serviços, realizada no último sábado, foi um sucesso. Centenas de pessoas percorreram ruas e casas, em busca de possíveis criadouros e focos da dengue.
No total 446 imóveis foram visitados, 1.274 depósitos de água (possíveis criadores de mosquito) foram inspecionados, desses, 368 foram tratados, 252 focos foram eliminados e, ainda, 21 caixas d'água foram teladas.
Para a gerente de vigilância em saúde da Semus, Arlete Frank Dutra, o movimento é importante para que as pessoas se sensibilizem e cuidem de seus imóveis. "A orientação é que as pessoas fiquem atentas com depósitos de água parada e tomem medidas preventivas para evitar as arboviroses (dengue e chikungunya)", disse.
Principais criadouros
Estudos realizados a partir das visitas dos agentes de combate às endemias apontam que 80% dos focos do Aedes aegyti estão dentro dos imóveis.
Em Vitória, os principais focos desse mosquito estão em locais que acumulam água com facilidade, tais como:
- Vasos de plantas
- Frascos ou vasos ornamentais com água
- Caixa d’água destampada
- Ralos
- Tanques
- Calhas e lajes
- Pneus
- Garrafas, copos e latas descartados de forma irregular no lixo
Checklist
Para auxiliar o morador da capital, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist no aplicativo Vitória Online, no link "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido. (Com informações da Prefeitura de Vitória)