CIDADE
Prefeitura inicia a reforma quadra da Emef Pedro Nolasco
Prazo para a conclusão da reforma é de 90 dias e serão investidos o total de R$ 218.900,35.
Em 01/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
De acordo com a secretária da Secretaria de Educação de João Neiva (Semed), Marciela José, a quadra poliesportiva possui importância educacional e de interatividade para alunos e comunidade.
A Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a reforma da quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pedro Nolasco, em Vila Nova de Baixo.
Com um investimento total de R$ 218.900,35, a obra contempla a substituição da cobertura, melhoria na alvenaria e pintura de paredes e piso. O prazo para a conclusão da reforma é de 90 dias.
De acordo com a secretária da Semed Marciela José, a quadra poliesportiva possui importância educacional e de interatividade para alunos e comunidade:
“A quadra é um espaço educativo de fundamental importância ao processo de ensino e de aprendizagem, pois além de cumprir com as ações curriculares, o local também é extremamente importante para promover ações de interação entre alunos, profissionais da educação e comunidade escolar”.
Após a reforma, a quadra da Emef Pedro Nolasco retornará a ser utilizada por aproximadamente 250 alunos dos Anos Iniciais e pela comunidade local.
"Agentes de Saúde participam de curso de formação"
Agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de João Neiva estão participando do curso de formação técnica “Programa Saúde com Agente”. São 17 profissionais, sendo 11 agentes comunitários de saúde e seis agentes de combate a endemias.
A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de dez meses. O objetivo é melhorar os indicadores de saúde e reforçar a importância da Atenção Primária e dos agentes de saúde, que desempenham papel fundamental no cumprimento das ações de saúde preventiva no Brasil.
Além da parte teórica, os profissionais também fazem visitas às comunidades levando orientações sobre doenças crônicas como diabetes, fazem exames de aferição de pressão e ações preventivas como doenças endêmicas como a dengue.
“Nosso objetivo é levar cada vez mais qualificação técnica ao nosso corpo de agentes que já desempenham um excelente trabalho nos bairros em que atuam. A atenção primária é a porta de entrada para o SUS. Por meio dela, é possível evitar que doenças controláveis possam se tornar graves, o que traz impacto negativo na vida dos pacientes e nos atendimentos de alta complexidade do sistema público de saúde. É mais fácil prevenir uma doença do que tratar e curar um paciente depois”, afirma o enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde Lindomar Soprani.
O Programa
O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O programa foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.
"Atualização das vacinas contra covid-19, gripe e poliomielite"
Que tal aproveitar o verão para cuidar da saúde? O finalzinho das férias é uma ótima oportunidade para atualizar a caderneta de vacina contra a covid-19, gripe e poliomielite. Basta ir até a Sala de Vacina, localizada no bairro Gadioli, que funciona das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.
No momento da imunização, é necessário levar os seguintes documentos: Cartão de Vacina, CPF, Cartão do SUS e Carteira de Identidade.
“Todas as vacinas são seguras e confiáveis. A população deve participar do processo de imunização. Vacinar é um ato coletivo. Para proteger a comunidade como um todo, é preciso que todos façam a sua parte”, destaca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Débora Queiroz.
As vacinas serão disponibilizadas de acordo com a necessidade de cada pessoa e de acordo com a caderneta de vacinação. Confira:
Gripe
A vacina contra a influenza pode ser aplicada partir dos seis meses de idade. Devem tomar o imunizante pessoas de qualquer idade que não se vacinou em 2022. A campanha de vacinação é temporária. Subestimada por muitas pessoas, a gripe pode causar quadros graves e evoluir para pneumonia, principalmente em crianças e idosos.
Poliomielite
Os pais ou responsável legal, devem levar as crianças menores de cinco anos para verificar no cartão de vacina se há necessidade de completar o esquema vacinal da polio. Lembrando que a poliomielite causa a paralisia permanente das pernas, sendo uma doença muito grave e irreversível. A única maneira de conter o aparecimento de novos casos é por meio da vacinação.
Covid-19
Crianças e adultos que já se vacinaram com a primeira dose, devem procurar a Sala de Vacina para completar o esquema vacinal com a segunda dose. Para ter cobertura completa do imunizante, dependendo da faixa etária, é necessário tomar até quatro doses. A covid-19 é uma doença respiratória causada por um tipo de coronavírus. Apesar de controlada por meio da vacinação em massa, é preciso ficar de olho na atualização das doses. A covid-19 se tornou uma pandemia em março de 2020 e causou mais de 700 mil mortes só no Brasil.
Leia também:
> PMC: modernização na iluminação pública gera economia
> Assinada OS para unidade de saúde e CRAS de Grande Vitória
> Guarapari instalou 16 placas de balneabilidade pelas praias
> Linhares instala playgrounds e entrega kits de basquete
> Viana: Comunidade recebe 2 importantes ordens de serviços
> Procon Viana faz pesquisa de preços de materiais escolares
> Prefeitura de Vitória nomeia profissionais de várias áreas
> Cachoeiro: áreas afetadas pelas chuvas recebem limpeza
> Cariacica participa do Programa Cidade Empreendedora
> 1º leilão do ano acontece dia 15 de fevereiro em Vila Velha
TAGS: OBRAS | IQUADRA | JOÃO NEIVA | QUADRA | INVESTIMENTOS