CIDADE
Prefeitura leva serviços para mudar pontos críticos de Vila Velha
Pontos viciados de lixo e de criminalidade viram locais de convívio social.
Em 12/03/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Jardinagem, iluminação pública, limpeza, arte urbana, atividades esportivas e culturais, oficinas e videomonitoramento. Tudo isso para transformar pontos viciados de lixo e entulho e pontos de criminalidade em locais de convívio social. Batizado pela Prefeitura de Vila Velha de Programa Interagir, o conjunto de ações integradas de várias secretarias municipais começou pelo bairro Divino Espírito Santo. As equipes da PMVV permanecem por lá até o dia 22.
Serviço de Jardinagem - Foto: Semcom/PMVV
Em paralelo aos serviços executados, a PMVV vai oferecer uma programação esportiva e cultural, com aulas de zumba, teatro de rua, pinturas para as crianças, distribuição de ingressos para peças teatrais; mobilização comunitária com artistas caracterizados.
OPORTUNIDADE de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE
O objetivo do programa é promover melhorias nas condições de vida em diversas áreas da cidade. Confira as ações das secretarias municipais de Assistência Social, de Defesa Social e Trânsito, de Saúde e de Serviços Urbanos.
Confira o que já foi realizado no primeiro dia de ações:
Serviços Urbanos
No Programa Interagir, equipes de limpeza e de fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) promoverão ações em diversos pontos de Vila Velha.
Trabalhadores nos locais de melhorias - Foto: Divulgação/Semcom/PMVV
O trabalho da Semsu visa a melhoria das condições de vida e a proteção da população do município com o recolhimento de lixo domiciliar e da construção civil descartado de forma irregular em vias e espaços públicos.
Obras
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem realizado ações de melhorias em diversos pontos de iluminação alvos da ação do Programa Interagir.
Equipes da Semob atuam em conjunto com a Semsu no recolhimento de entulho (Resíduos da Construção Civil) descartado de forma irregular (a matéria segue após a imagem).
Controle e Transparência
Nas ações do Programa Interagir também está presente o veículo da Ouvidoria Itinerante, para que a população faça as suas solicitações por serviços públicos e dê ciência à Prefeitura de Vila Velha das principais demandas de cada comunidade.
Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reforçou o trabalho realizado pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) no Programa Interagir.
Na ação, as pessoas em situação de rua recebem atenção especial da Semas, com encaminhamentos diversos (para saúde, área jurídica e outras áreas) para o Centro Pop e outros aparelhos públicos municipais da Assistência Social.
Defesa Social e Trânsito
A segurança e a proteção dos munícipes são as prioridades da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Semdest) durante a atuação no Projeto Interagir, que integra as várias secretarias e órgãos da Prefeitura de Vila Velha para revitalizar os espaços públicos.
Durante as ações uma viatura da Guarda Municipal fará o patrulhamento preventivo dos locais escolhidos. Além disso, o ônibus do Programa Crack é possível Vencer da corporação Guarda Municipal, com câmeras de videomonitoramento também será instalado nas regiões para reforçar a segurança e servir de base para ações de assistência e proteção das pessoas.
Em alguns locais serão instaladas câmeras de videomonitoramento para dar mais segurança aos moradores (leia mais após a foto).
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) participa do programa por meio do Departamento Consultório na Rua com equipe multiprofissional que avalia a saúde das pessoas e, se for o caso, encaminha-las para nossas Unidades de Saúde, CAPS álcool e outras drogas, IST-Aids, Saúde Bucal, além de contribuir com internações em comunidades terapêuticas ou clínicas de recuperação.
As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL
A Semsa também atuará no controle de pragas urbanas em 58 pontos existentes em 21 bairros do município contemplados inicialmente pelo Programa Interagir.
A população em situação de rua é um dos públicos atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde durante a ação.