AGRICULTURA
Prefeitura sinaliza parceria que beneficiará famílias do campo
A agenda da reunião abordou o Programa “Minha Casa, Minha Vida - Rural” (MCMV-Rural)
Em 08/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O acesso à moradia e o aumento da qualidade de vida são fundamentais para o desenvolvimento rural num ambiente voltado para a agroecologia, e o MPA desenvolve um trabalho de incentivo à produção orgânica, uma demanda crescente entre os agricultores.
O prefeito Wanzete Krüger na companhia do Secretário de Desenvolvimento Rural Rogério Manzolli e do assessor jurídico Fernando Uliana, recebeu na manhã de segunda-feira (04/09) representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) da comunidade de Perobas, no distrito de Paraju, liderados pelo senhor Leomar Honorato Lírio.
A agenda da reunião abordou o Programa “Minha Casa, Minha Vida - Rural” (MCMV-Rural), que é uma linha de atendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, instituído pela Medida Provisória nº 1.162 de 14 de fevereiro de 2023. O programa habitacional do Governo Federal foi recriado, reformulado e ganhou novas regras neste ano de 2023, e as expectativas são de que as famílias da região rural de Domingos Martins possam ser beneficiadas e que o poder executivo municipal colabore com a disponibilização de máquinas para a formação de platôs nos terrenos que serão construídos, com a viabilização dos acessos aos locais e dos processos de licenciamento ambiental dentro do que prevê a legislação e as exigências do Ministério das Cidades.
Honorato destacou a parceria da prefeitura durante a primeira fase do MCMV e a reafirmação desse compromisso na nova etapa do programa.
“Nosso objetivo é que as famílias tenham o menor custo possível e o prefeito assinalou positivamente para as demandas que trouxemos hoje”.
O acesso à moradia e o aumento da qualidade de vida são fundamentais para o desenvolvimento rural num ambiente voltado para a agroecologia, e o MPA desenvolve um trabalho de incentivo à produção orgânica, uma demanda crescente entre os agricultores.
“Se a família produz um alimento saudável (sem agrotóxicos), ela ganha saúde, não prejudica o meio ambiente e não faz o bem só para ela, mas para todos os que estão no seu entorno e para os consumidores”, diz Honorato.
A população campesina e o município certamente se beneficiarão durante essa nova etapa de progresso que se aproxima. Quando aliados, ciência, sustentabilidade, comunidade e poder público fortalecem a agricultura familiar e a economia local, incentivam a permanência do jovem no campo, geram emprego e renda e reforçam progressivamente as potencialidades e o futuro brilhante que há no campo. (Secom/PMDM)
Leia também:
> A diversidade da Agricultura Familiar local na 24ª Expo Aracruz
> Domingos Martins: Responsabilidade fiscal na agricultura
> Conab contrata frete para transportar 17,9 mil ton de milho
> Inscrições para Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau
> Cachoeiro vai comemorar Dia do Agricultor com evento
> Planetário de Vitória é garantia de diversão para toda a família
> Férias: muita diversão e conhecimento nas Escolas de Ciência
> Forró do Pontal: maior arrasta-pé do ES começa nesta sexta
> Vila Velha terá diversão para toda família no fim de semana
> Ibiraçu vai realizar o Festival do Pastel e Caldo de Cana
> Férias: veja dicas de lazer para todas as idades em Vitória
> Noite de samba agita distrito de Burarama na sexta-feira (21)
TAGS: DOMINGOS MARTINS | FAMÍLIAS | CAMPO | PROGRAMA | MPA