MEIO AMBIENTE

Prefeitura vai abrir canal na foz do Rio Doce, em Linhares(ES).

Banco de areia se formou no local após longo período de estiagem.

Em 19/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Prefeitura de Linhares, Norte do Espírito Santo, vai abrir um canal na barra sul da foz do Rio Doce, em Regência. No local, se formou um grande banco de areia por causa do longo período de estiagem.

O compromisso para realizar a obra foi reafirmado durante uma reunião, nesta terça-feira (18), com a Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM-MG), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e a Agência Nacional de Águas (ANA).

“O canal vai ser aberto até o fim do mês”, garantiu Paulo Paim, diretor-presidente da Agerh. Segundo a prefeitura, a obra é permitida por instrução normativa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). As proporções permitidas são de 100 metros de comprimento, cinco metros de largura e 1,5 de profundidade.

A obra pode facilitar a vida de pescadores, principalmente os de Povoação e de Regência, localizadas no litoral de Linhares.

Está difícil chegar de barco ao mar, de onde os pescadores locais tiram seu sustento, já que a foz do rio está ficando cada dia mais estreita e rasa. Uma das saídas da foz, na margem sul, chegou a se fechar nos últimos meses.

De acordo com publicação feita pela Prefeitura de Linhares, além da estiagem, uma enchente ocorrida há dois anos também pode ter levado à formação de bancos de areia no local onde um canal será aberto. A enchente teria trazido mais areia para o fundo do rio e acabou exposta com a falta de chuva.

Fonte: G1-ES