CIDADANIA

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero chega à 11ª edição.

SPM participa da 11ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.

Em 09/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos lançou, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a 11ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. A meta é estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismo.

Também foi assinado um novo acordo de cooperação técnica que renova o prêmio por mais cinco anos.

Presente na solenidade, a Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, destacou a importância da premiação para a produção de debates e artigos científicos em torno da temática da igualdade de gênero no Brasil. “A renovação do acordo de cooperação demonstra o compromisso ético do governo com a promoção da igualdade de gênero no País”, afirmou. 

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasnan, destacou o simbolismo do evento às vésperas do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. “Apreciamos muito a continuidade desta parceria, pois este projeto tem possibilitado que milhares de homens, mulheres, gestores em educação, meninos e meninas de todo o País promovam a reflexão sobre a questão da igualdade de gênero. Estamos em tempos complicados no Brasil, onde falar de gênero tem sido uma questão política, por isso, ter um prêmio com este tema é muito importante”.

Mulher na pesquisa

A presidenta substituta do CNPq, Glenda Mezarobba, apresentou dados onde destacou a paridade entre homens e mulheres detentores de bolsas concedidas pelo órgão: "Em 2015 o CNPq tinha vigente 92.362 bolsas de estudo destas 46.111 foram concedidas a meninas e mulheres. O equilíbrio na distribuição de bolsas do CNPq nos orgulha e é motivo de grande alegria". 

A Secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Rosali Scalabrin, agradeceu aos parceiros do Prêmio e destacou a importância do estímulo ao debate de gênero no ambiente escolar. 

“O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é fundamental para trabalharmos a mudança cultural no ambiente escolar e na sociedade, no que diz respeito ao preconceito e à desigualdade de gênero. É fundamental fomentarmos este debate, propiciando que meninos em meninas, de todas as fases escolares, participem destas reflexões”, acrescentou. 

Prêmio

Em sua 11ª edição, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero contribui para a construção de novas mentalidades entre jovens do ensino médio, universitárias e universitários, professoras e professores, instituições de ensino e secretarias de educação. Nas dez edições realizadas, o Prêmio já recebeu quase 30 mil inscrições entre redações, artigos científicos e projetos pedagógicos.

Fonte: Secretaria de Políticas Para Mulheres e CNPq