MEIO AMBIENTE

Prêmio de Biodiversidade tem prazo de inscrições prorrogado até dia 22.

Interessados têm até o próximo domingo (22) para enviar os projetos

Em 18/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foram prorrogadas, até o próximo domingo (22), as inscrições para o Prêmio Nacional da Biodiversidade, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em dezembro de 2014.

A premiação consagrará projetos e ações de destaque na conservação das espécies da fauna e da flora brasileira. A relação dos ganhadores deverá ser divulgada em 22 de maio.

Cada trabalho pode ser inscrito em apenas uma das sete categorias. A premiação será dividida entre projetos de organizações não-governamentais; empresas; sociedade civil (associações e cooperativas, entre outros); academia (pesquisadores e instituições voltadas à produção científica e tecnológica); órgãos públicos de todas as esferas; imprensa (jornais, revistas, rádios televisão e internet) e individuais, destinada a ações independentes.

Inscrições

As inscrições serão realizadas somente por meio do preenchimento de formulário online com anexação de documentos. Os órgãos, entidades e instituições interessados podem protocolar mais de um trabalho, desde que cada um deles seja inscrito em apenas uma categoria.

Não serão aceitas trocas, alterações, inserções ou exclusões de parte ou da totalidade do material complementar após o término das inscrições.

A comissão julgadora será formada por pessoas de notório saber em temas relacionados à área de conservação e por um representante da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, que a presidirá, porém sem direito a voto.

Os critérios de avaliação incluem efetividade quanto ao estado de conservação da espécie, impactos ambientais e sociais e inovação. Em cada categoria, os três melhores trabalhos serão classificados como finalistas.

O vencedor receberá o Troféu Prêmio Nacional de Biodiversidade e os segundos e terceiros colocados levarão o certificado de finalista do concurso. As iniciativas finalistas também concorrerão ao prêmio Júri Popular, que será eleito por meio de votação eletrônica no site do MMA.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente