CULTURA

Prêmio Mercosul de Artes Visuais anuncia projetos pré-selecionados.

Prêmio contribui para integração cultural dos países do Mercosul.

Em 05/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou a lista com a relação dos 10 projetos de artistas visuais pré-selecionados para o Prêmio Mercosul de Artes Visuais. O edital tem o objetivo de contribuir para a integração cultural dos países que integram o bloco, por meio de intercâmbios e pela troca de conhecimentos em residências artísticas, garantindo a reafirmação da identidade cultural.

Os projetos foram selecionados por uma comissão que se reuniu nos dias 30 e 31 de março. Eles agora serão submetidos à apreciação do júri regional, composto por um representante de cada país parte e associado do Mercosul. Este júri se reunirá em Montevidéu, no Uruguai, e selecionará um representante por país. O resultado do final do edital deverá ser divulgado ainda no mês de abril. 

A residência artística de três a quatro semanas de duração será realizada em junho, no Espacio de Arte Contemporáneo (EAC), na cidade de Montevidéu. O prêmio incluirá passagem aérea e o equivalente a US$ 2 mil para gastos de produção da obra e manutenção do artista. 

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Guiana e Suriname são os países participantes.

Fonte: Ministério da Cultura