CULTURA

Prêmio para cultura indígena tem inscrições prorrogadas.

Ideia é valorizar iniciativas culturais dos povos e suas comunidades.

Em 02/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

s inscrições para o Prêmio Pontos de Cultura Indígena, previstas para encerrarem nesta terça-feira (1º), tiveram prazo estendido para até 16 de setembro. O edital busca valorizar e estimular iniciativas culturais de povos indígenas e suas comunidades, certificando-as como Pontos de Cultura. Isso quer dizer que os premiados terão seus projetos financiados e apoiados institucionalmente pelo Ministério da Cultura.

A iniciativa foi lançada em julho pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAV/MinC) e com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Serão premiadas com R$ 40 mil 70 iniciativas, realizadas ou em andamento, distribuídas em duas categorias. Na primeira, serão 50 prêmios para Iniciativa Cultural Indígena, destinados a organizações e comunidades indígenas que vivem em aldeias ou áreas urbanas.

A segunda categoria contemplada com o edital irá conceder 20 prêmios, exclusivamente para ações desenvolvidas no campo do audiovisual. Nessa categoria, serão escolhidas iniciativas de produção e formação audiovisual, que visem o fortalecimento, a promoção, a visibilidade e a reflexão sobre diferentes aspectos das culturas indígenas.

Os candidatos também poderão optar pelo envio da inscrição oral. As gravações poderão ser realizadas em áudio e vídeo, respeitando-se a sequência de perguntas previstas no edital. 

Fonte: Ministério da Cultura