ECONOMIA NACIONAL

Presidente da Petrobras diz que pode reduzir preço da gasolina

Jean Paul Prates, disse, nesta quinta (23), que a estatal pode diminuir o preço da gasolina.

Em 23/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Após participar do lançamento do “Caderno FGV [Fundação Getúlio Vargas] Energia de Gás Natural'', Prates destacou que a empresa adota o Preço de Paridade de Importação (PPI) como uma referência e não como um “dogma”.

Um dia após a Petrobras anunciar a redução do preço do diesel, o presidente da companhia, Jean Paul Prates, disse, nesta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, que a estatal pode diminuir o preço da gasolina.

“Sempre que a gente puder vender mais barato para o consumidor brasileiro, a gente vai fazê-lo”, afirmou ao ser perguntado se a empresa deve baixar o preço da gasolina este mês.

Após participar do lançamento do “Caderno FGV [Fundação Getúlio Vargas] Energia de Gás Natural'', Prates destacou que a empresa adota o Preço de Paridade de Importação (PPI) como uma referência e não como um “dogma”.

“Não aceito o dogma do PPI. Aceito a referência internacional. Trabalhamos com a referência internacional com o preço de mercado de acordo com o nosso cliente. [A] cliente bom você dá desconto. É a política de empresa”, explicou.

Referência internacional

Acrescentou que o melhor preço para a empresa é o preço próximo da referência internacional.

“Não quer dizer que eu tenho que andar exatamente em cima da linha do preço do importador. É bem diferente. Não quer dizer que eu vá me afastar, me isolar e virar uma bolha no mundo. Temos que seguir a referência internacional. Se lá fora o preço do petróleo diminuiu e reduziu em insumos para refinarias, eu tenho que corresponder para o consumidor final. Mas eu não preciso estar necessariamente amarrado ao preço do importador, que é meu principal concorrente. Paridade de importação não é o preço que a Petrobras deve praticar”.

Durante o evento, o presidente da Petrobras ressaltou que a companhia vai investir na infraestrutura para transporte, escoamento e distribuição do gás natural, que ele apontou como entraves para o mercado do gás. (Por Ana Cristina Campos/Agência Brasil)

Leia também:

Copom mantém juros básicos da economia em 13,75% ao ano
Petrobras reduz preço do diesel para as distribuidoras
Saúde e educação não ficarão de fora de novas regras fiscais
Copom inicia segunda reunião do ano para definir juros básicos
Regras de parcerias com setor privado estão em fase final
Produção de Diesel R recebeu certificado internacional
Biofábrica de abelhas é alternativa de renda na Amazônia
CNI: Produção industrial registra menor índice desde 2017
Receita recebe mais de 1 mi de declarações do IR no 1º dia
Bolsa de valores cai para menor nível desde agosto com crise 

TAGS:
PETROBRAS | PREÇO | GASOLINA | REDUZIR | INVESTIR