ECONOMIA INTERNACIONAL
Presidentes do Mercosul participam de cúpula nesta sexta (17) em Brasília.
Brasil sedia encontro dos chefes de Estado do bloco econômico.
Em 17/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A presidente Dilma Rousseff e os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), Horácio Cartes (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai) e Nicolás Maduro (Venezuela), se reunirão nesta sexta-feira (17) em Brasília para participar da Cúpula do Mercosul. O encontro entre eles ocorrerá no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o governo brasileiro, o objetivo da cúpula deste ano é “discutir temas como integração produtiva, promoção comercial, atração de investimentos e micro e pequenas empresas.” O último encontro do bloco econômico ocorreu em dezembro do ano passado, na cidade de Paraná (Argentina).
Conforme programação divulgada pelo Palácio do Planalto, estão previstos para esta sexta, entre outros compromissos, reunião privada dos presidentes do Mercosul, discurso durante a sessão plenária e almoço dos chefes de Estado, no Palácio do Itamaraty. Eles também almoçarão juntos, posarão para fotos e se reunirão com representantes dos chamados Estados Associados do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru).
Embora o encontro dos presidentes ocorra nesta terça, outros eventos que ocorreram nos últimos dias também fizeram parte da Cúpula do Mercosul. Nesta quinta (16), por exemplo, a presidente Dilma se reuniu com centrais sindicais dos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai).
Segundo o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, que participou do encontro, Dilma reafirmou às centrais o compromisso do governo com a defesa da democracia, dos direitos sociais e trabalhistas na região.
“Neste diálogo que a presidenta ofereceu às centrais sindicais, ela traduziu o profundo compromisso do nosso governo com a estratégia de construção de um Mercosul com justiça social e o compromisso entre os países para a colaboração e a cooperação, na afirmação de um Mercosul com mais direitos sociais, mais integração e mais participação social”, disse.
Também nesta quinta, os chanceleres e ministros das finanças dos cinco países do bloco se reuniram para discutir acordos a serem assinados em diversas áreas. Ao longo desta semana, também em Brasília, ocorreu a Cúpula Social do Mercosul e, em Belo Horizonte (MG), o V Fórum Empresarial do bloco econômico.
Esta é a segunda cúpula internacional da qual a presidente Dilma participa num intervalo de menos de dez dias. Na semana passada, ela viajou a Ufá (Rússia), onde participou da VII Cúpula do Brics, grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.