AGRICULTURA

Primeira fábrica de azeite é inaugurada no Espírito Santo

A fábrica vai potencializar a produção podendo chegar até 200 mil litros de azeite produzidos.

Em 21/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Comunicação/Seag

A capacidade de produção da nova Fábrica de Azeite do Lagar é de 100 litros de azeite por hora, com a estimativa inicial de 1.500 toneladas de olivas para a safra deste ano.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), esteve no município de Santa Teresa, para a inauguração da Fábrica de Azeite do Lagar, a primeira fábrica do Espírito Santo para o uso coletivo na produção de azeite. 


Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Para a instalação da fábrica, a Secretaria da Agricultura destinou cerca de R$ 600 mil para a aquisição de equipamentos utilizados na fabricação do azeite. Já a Prefeitura de Santa Teresa ficou responsável pelas adequações na infraestrutura do prédio. A capacidade de produção dessa nova agroindústria é de 100 litros de azeite por hora, com a estimativa inicial de 1.500 toneladas de olivas para a safra deste ano. A fábrica vai potencializar a produção podendo chegar até 200 mil litros de azeite produzidos.

>> Governo da Zâmbia "abre o armazém" para o café brasileiro

“A fábrica é a consolidação de um arranjo que vai se atrelar ao agroturismo e gerar renda para os produtores locais. Dos 300 hectares de áreas plantadas de azeitona no Estado, cerca de 100 hectares estão aqui em Santa Teresa. A expectativa é criar oportunidade para o aumento da produtividade e rentabilidade do produtor rural, agregando valor, conhecimento e o uso de novas tecnologias para atender à demanda com as oliveiras”, pontuou o secretário Enio Bergoli.

A cultura da olivicultura tem crescido no Estado e o azeite produzido aqui começa a ganhar reconhecimento pela qualidade, tanto em nível nacional quanto internacional. Atualmente, o Espírito Santo tem, aproximadamente, 300 hectares de área plantada de azeitona, envolvendo cerca de 180 produtores, com abrangência em 20 municípios dos 23 da região serrana do Estado vocacionados para o desenvolvimento da atividade.

O presidente da Associação dos Olivicultores do Espírito Santo (Olives), Ricardo Serro, explicou a importância dessa agroindústria coletiva para os produtores regionais de azeitona.

“Agradecemos, mais uma vez, a parceria entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Seag e do Incaper, e a prefeitura de Santa Teresa. Quando a azeitona é colhida, é preciso realizar logo o processo de produção do azeite para garantir uma qualidade final superior e, por isso, essa alternativa de equipamento é fundamental. O próximo passo agora é aumentar a colheita e elevar a qualidade do produto”, afirmou ele durante a inauguração.

A Seag realiza, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), todo um trabalho de orientação e assistência técnica com os produtores que têm investido nessa atividade, buscando técnicas modernas de cultivo e produção de azeite de alta qualidade.

O Incaper deu início ao Projeto de Olivicultura no Espírito Santo em 2012, com a implantação de uma Unidade de Observação em Caldeirão, em Santa Teresa. Em 2015, o plantio de oliveiras foi difundido para outras localidades e, atualmente, abrange 20 municípios capixabas.

O foco do projeto é a produção de azeite extravirgem de baixa acidez, visando à expressão da qualidade superior do produto. O primeiro azeite capixaba de caráter experimental proveniente da Unidade de Observação foi produzido no ano de 2018 e, em 2021, foi extraído o primeiro azeite extravirgem dos plantios comerciais e o processamento já foi realizado em terras capixabas.O Estado já conta com seis marcas de azeites extravirgem, com aroma e sabor diferenciados, genuinamente capixabas. (As informações são da Seag) 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Governo da Zâmbia "abre o armazém" para o café brasileiro
Ecoporanga sediará o "2° Conilon Tec" no próximo dia 23
Inscrições abertas para curso gratuito sobre produção de café
Cariacica entrega 11 máquinas agrícolas nesta quinta-feira (8) 
Governo ES reestrutura feiras com repasse de novas barracas
Viana recebe doação de mudas de lúpulo para Polo Cervejeiro
Registro de novos agrotóxicos segue em alta no Brasil
ES se consolida no topo da produção de pimenta-do-reino
Encontro de Cafeicultores do IFES de Alegre será dias 01 e 02
Governo entrega equipamentos para municípios e cooperativa

TAGS:
GOVERNO/ES | AZEITE | PRODUÇÃO | INAUGURADA | FÁBRICA