EDUCAÇÃO

Primeira fase da 20ª OBMEP acontecerá no dia 3 de junho

A OBMEP pode ser considerada como uma ferramenta de estímulo ao estudo da matemática.

Em 26/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgção/Instituto Ponte

A OBMEP é a maior competição científica do país, reunindo anualmente mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

No dia 3 de junho, estudantes de todo o Brasil participam da primeira fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é a maior competição científica do país, reunindo anualmente mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.

Além do clima competitivo, a OBMEP pode ser considerada como uma ferramenta de estímulo ao estudo da matemática e valorização de jovens talentos, já que um bom desempenho pode abrir muitas portas. Mateus Velten, coordenador pedagógico do Instituto Ponte destaca que alunos medalhistas têm acesso a programas de iniciação científica com bolsa do CNPq, como o PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), além de se destacarem em processos seletivos de escolas técnicas, universidades federais, instituições militares e programas educacionais como o próprio Instituto Ponte. 

Um caso concreto dessas oportunidades é da estudante capixaba de 13 anos Ester Firmino Alves. Medalhista de ouro nas duas últimas edições da OBMEP, ela conta que começou sua preparação com vídeos sobre técnicas de estudo e com a prática de provas anteriores.

“A primeira fase não é difícil se a gente estuda com constância. O mais complicado é que só os 5% melhores de cada escola passam para a próxima etapa, então é importante estar bem preparado."

A participação na olimpíada transformou a trajetória escolar de Ester. Ela conquistou uma bolsa de estudos integral em uma escola particular e foi aprovada no processo seletivo do Instituto Ponte, que oferece formação acadêmica integral de excelência a jovens talentos da rede pública.

“O que aconteceu de mais relevante após a medalha foi meu ingresso no Instituto Ponte. Além disso, consegui uma bolsa 100% em uma escola particular e pude participar do PIC, com bolsa em dinheiro, o que me ajudou a comprar um tablet para estudar melhor.”

Ela também foi convidada para a cerimônia nacional de premiação que participou no ano passado, e já está confirmada para a edição deste ano.

Dicas

Para os estudantes que vão enfrentar a prova pela primeira vez no próximo dia 3 de junho, Mateus Velten recomenda treinar com regularidade, resolvendo questões de edições anteriores.

“Não adianta decorar fórmulas. É preciso desenvolver raciocínio lógico e criatividade. A prova valoriza quem pensa diferente, quem entende o problema e encontra soluções possíveis.”

Além dos benefícios acadêmicos, o coordenador pedagógico do Instituto Ponte reforça que estudar matemática traz ganhos para toda a vida: melhora a capacidade de argumentação, ajuda na organização financeira, fortalece o foco e o pensamento lógico. Mesmo para quem não pretende seguir carreira nas ciências exatas, a matemática ensina a resolver problemas, o que é útil em qualquer área.

A olimpíada é dividida em duas etapas, sendo a primeira com 20 questões objetivas. Os estudantes que se destacarem seguem para a segunda fase, marcada para o dia 25 de outubro, com uma prova discursiva composta por seis questões. Os vencedores serão anunciados em 22 de dezembro, e os medalhistas ainda podem ser convidados para participar da cerimônia nacional de premiação, como Ester, que já se prepara para viver novamente a experiência. (Po Lívia BonattoAsImp)

Leia também:

Cursos gratuitos estão com inscrições abertas em Cachoeiro
MCTI vai abrir 10 mil vagas para formação de programadores
Guarapari adere programa federal para receber investimentos
Secti abre mais de mil vagas para cursos de qualificação
Linhares abre inscrições para cursos de qualificação gratuitos
Cursos gratuitos para cuidador de idosos e segurança do trabalho
Casa da Rosa abre inscrições para curso de Decoração de Festas

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET