TEMAS GERAIS

Primeiro bebê jubarte da temporada nasce na costa do ES

As baleias jubartes adentraram mais a plataforma continental capixaba no mês de julho.

Em 31/07/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto Divulgação/Projeto Baleia Jubarte

O Projeto Baleia Jubarte registrou o primeiro filhote no monitoramento dos cetáceos no litoral capixaba em 2020.

Como de praxe, todos os anos as baleias jubarte chegam ao Espírito Santo para se reproduzir e ter seus filhotes. No último dia 20 o Projeto Baleia Jubarte fez o primeiro registro de um filhote acompanhado da mãe em águas capixabas. A imagem foi realizada durante o cruzeiro de pesquisa e monitoramento desses mamíferos. 

De acordo com Paulo Rodrigues, oceanógrafo e coordenador do Projeto, as baleias jubartes adentraram mais a plataforma continental capixaba no mês de julho. Foram avistados e monitorados 19 grupos, totalizando 50 baleias. 

“O mais incrível desse cruzeiro foi o registro de nosso primeiro filhote em águas capixabas, e as imagens do colo da baleia mãe segurando e protegendo na superfície o seu filhote recém-nascido”, conta o pesquisador.

Estudos de comportamento

Ainda de acordo com Paulo, os embarques de pesquisa  permitem a realização de estudos de comportamento das baleias-jubarte.

“Esse registro do comportamento dos primeiros cuidados da fêmea com seu filhote de 4 metros, o colo, apoiando as primeiras respirações e a proteção do filhote, tentando mantê-lo distante do observador, embarcação ou até mesmo de outros animais marinhos é algo que podemos estudar”.

Seguindo as recomendações de prevenção sanitária, o Projeto Baleia Jubarte vem monitorando a chegada das baleias-jubarte na costa da capital do Espírito Santo na temporada de reprodução 2020. ( Bruna Pereira - Foco Assessoria)