POLICIA

Prisão de radicais que ameaçam STF é correta, diz Sérgio Moro

As prisões foram autorizadas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Em 15/06/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

(Crédito: AFP)

O ex-ministro Sergio Moro comentou nesta segunda-feira (15) a prisão da bolsonarista Sara Winter e mais cinco pessoas investigadas por exercerem atos antidemocráticos, em Brasília. As prisões foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“A prisão de radicais que, a pretexto de criticar o STF, ameaçam explicitamente a instituição e seus ministros, é correta. A liberdade de expressão protege opiniões, mas não ameaças e crimes. O debate público pode ser veemente, mas não criminoso”, escreveu Moro.

O inquérito no qual Moraes decretou as prisões foi aberto no dia 21 de abril, a pedido do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, para apurar “fatos em tese delituosos” envolvendo a organização de atos no Dia do Exército (19 de abril). Os atos contaram com palavras de ordem contra o STF e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pedidos de intervenção militar e ainda faixas com inscrições favoráveis a um novo AI-5, o mais duro ato da ditadura (1964 a 1985). O presidente Jair Bolsonaro discursou em uma das manifestações. (IstoÉ)