MEIO AMBIENTE

Prêmio para adolescente símbolo da luta contra mudanças climáticas

A sueca Greta Thunberg recebeu prêmio mais renomado da Anistia Internacional.

Em 07/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: AFP/Arquivos

A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI) anunciou nesta sexta-feira que concede seu prêmio de maior prestígio à adolescente sueca Greta Thunberg, símbolo da luta contra a mudança climática.

O prêmio de “embaixadora da consciência” recompensa Greta Thunberg e o movimento “Fridays For Future” (“Sextas-feiras para o futuro”), que organizam manifestações no mundo inteiro para alertar sobre a urgência da luta contra a mudança climática.

“Cada jovem que participa nos ‘Fridays for future’ encarna o que significa atuar sobre nossa consciência. Nos recordam que somos mais poderosos do que pensamos e que todos temos um papel na proteção dos direitos humanos contra a catástrofe climática”, afirmou o secretário-geral da AI, Kumi Naidoo, em um comunicado.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Imagem relacionada

No texto, Greta Thunberg afirmou sentir-se “honrada” por receber o prêmio e denunciou a “injustiça flagrante” da mudança climática que “afeta primeiro as populações do hemisfério sul, embora sejam as menos responsáveis”.

A jovem sueca, de 16 anos, se tornou uma estrela mundial ao organizar a cada sexta-feira, desde 2018, uma greve em sua escola para destacar a urgência na luta climática, uma iniciativa que se expandiu por todos os continentes. Ela tem quase dois milhões de seguidores em sua conta no Instagram. AFP

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRAS