NEGÓCIOS

Problemas financeiros afetam produtividade de 96% das empresas

87% das empresas afirmaram desconhecer a realidade financeira dos funcionários.

Em 01/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Blog da Cedro/Reprodução

Com o objetivo de mostrar a importância da educação financeira, a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) divulga uma pesquisa inédita sobre como o tema influencia diretamente na produtividade das empresas.

"O aprendizado sobre a Educação Financeira é um processo educacional necessário, que trata a disciplina para o equilíbrio entre as receitas e as despesas pessoais e/ou familiares. Este tema, necessariamente, deve fazer parte da grade curricular em todas as instituições de ensinos de base, faculdades e universidade. Isso vai mudar a realidade produtiva, vai tornar pessoas mais saudáveis economicamente, especialmente, do Brasil", afirma o Professor José Luiz Mazolini.

Foram entrevistados 100 profissionais de RH, de cem empresas de médio e grande porte nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Distrito Federal.

A pesquisa revelou que 96% dos profissionais de RH ouvidos acreditam que os colaboradores com mais dificuldades em administrar as próprias finanças são menos produtivos, inclusive têm evidências diretas desse impacto nas empresas. Além disso, 87% das empresas afirmaram desconhecer a realidade financeira dos funcionários.

“Os números comprovam que a ausência da educação financeira tem impactos diretos no absenteísmo e na produtividade dos colaboradores de uma empresa. Por isso, é preciso expandir o debate para que a cultura deste tema tão relevante se torne cada vez mais uma realidade em nosso país nos próximos anos”, explica o presidente de uma empresa, Reinaldo Domingos.

Outro dado interessante é que mais da metade das empresas (56%) já realizaram ações voltadas à educação financeira e mesmo essas sendo pontuais, 94% perceberam melhorias nos resultados e que os colaboradores superaram as dificuldades financeiras.

“A implementação da educação financeira nas empresas é um processo que proporciona resultados em curto, médio e longo prazo, tendo impactos diretos até mesmo na rentabilidade do negócio, proporcionando um ambiente laboral mais saudável e produtivo”, afirma a mestre em educação financeira, Ana Rosa Vilches.

CONARH 2019

Os dados da pesquisa vão de encontro à 45ª edição do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista.

O tema escolhido neste ano é #Humanize trazendo a importância das relações humanas em todos os processos, mesmo com grande velocidade do avanço da tecnologia atualmente.

Durante o CONARH, acontecerá uma palestra na Arena Gympass, no dia 13/08, às 13h15, falando sobre o tema Empreender Vitorioso, trazendo novos conceitos do empreendedorismo ligados à educação financeira.

Além disso, durante os três dias de evento, a DSOP Educação Financeira também irá oferecer gratuitamente um Teste de Perfil Financeiro para que os gestores de RH possam aplicar nas empresas, podendo assim diagnosticar financeiramente os seus colaboradores, sabendo se eles se encontram endividados, equilibrados ou são investidores.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL