TEMAS GERAIS
Procon de Cachoeiro orienta sobre sistema de cashback
É cada vez mais comum que os estabelecimentos comerciais utilizem a prática do cashback
Em 06/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Ao efetuar uma compra, o usuário recebe parte do valor investido, que pode ser resgatado e transferido para a conta-corrente.
É cada vez mais comum que estabelecimentos comerciais utilizem a prática do cashback, termo em inglês que, na tradução literal, significa “dinheiro de volta”.
Trata-se de um modelo de pagamento que devolve parte do valor pago em produtos e serviços ao consumidor. Ao efetuar uma compra, o usuário recebe parte do valor investido, que pode ser resgatado e transferido para a conta-corrente.
“O cashback funciona como se fosse um desconto invertido, em que o consumidor faz um cadastro para conseguir esse benefício, e embora pareça algo extremamente prático, algumas empresas estabelecem um valor mínimo para resgate de parte do dinheiro pago pelo produto”, explica o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.
Segundo Pimentel, é preciso cuidado para que o modelo do cashback não influencie o consumidor a comprar compulsivamente.
“É preciso que haja um consumo consciente”, finaliza.
De acordo com o Procon, é comum os consumidores serem atraídos por um preço promocional, mas são surpreendidos, na hora do pagamento, pela informação de que a promoção contempla apenas consumidores que optarem por formas de pagamento específicas.
Desse modo, o preço verdadeiro do produto não é devidamente informado, induzindo o consumidor ao erro. Caso o fornecedor deseje veicular as vantagens econômicas ou realizar promoções para determinadas formas de pagamento, pode fazê-lo, sem esconder, entretanto, o real valor do produto.
A informação sobre o preço dos itens é um direito básico do consumidor, de origem constitucional, previsto no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor.
Fale com o Procon
Para mais esclarecimentos, os consumidores podem entrar em contato com o Procon de Cachoeiro, por meio do telefone (28) 3155-5362 ou procurar atendimento presencial, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. O horário de funcionamento é das 12h às 17h. (Secom/PMCI)
Leia também:
> Nigéria confirma 21 mortes em um ataque contra uma igreja
> Gasolina mais cara faz pessoas trocarem carro por ônibus
> Anatel aprova mais 60 dias para início da implantação do 5G
> Procon Cariacica realiza feirão de renegociação de dividas
> Inmet lança um alerta de chuvas intensas no litoral do NE
> Parque terá programação de meio ambiente para escolas
> EBS: ES será destaque na maior feira de eventos do Brasil
> Novo modelo da CNH começará a ser emitido nesta quarta
> Pernambuco teve 79 vítimas em decorrência das chuvas
> Ações do Maio Amarelo alcançam mais de 3 mil pessoas na Serra
> Detran|ES leva ações do Maio Amarelo para motociclistas
TAGS: PROCON | CASHBACK | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | ESTABELECIMENTOS | PAGAMENTO