TEMAS GERAIS
Procon de Linhares orienta sobre compras do Dia de Finados
Velas e as flores são os mais comercializados neste período, bem como produtos funerários.
Em 25/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Consumidor deve ficar atento com os serviços prestados pelas funerárias como: velório, traslados do corpo, sepultamentos ou cremações, tanatopraxias, paramentações e ornamentações, venda de caixões, coroa de flores, entre outros.
O Procon de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, orienta sobre a compra dos produtos para o Dia de Finados celebrado na próxima terça-feira, dia 2 de novembro. Velas e as flores são os mais comercializados neste período, bem como produtos funerários.
Com relação às flores e as velas, a orientação é que sejam adquiridas com antecedência. Outra dica importante, segundo o órgão, é ficar atento aos estabelecimentos, porque além das floriculturas existentes na cidade, inúmeros vendedores informais instalam bancas em pontos estratégicos como praças e terrenos baldios, principalmente no entorno dos cemitérios, oferecendo variedades de flores e velas com preços diferenciados.
Quanto aos serviços funerários, é importante verificar sobre possíveis seguros embutidos nos contratos e a existência de um período de carência que podem afetar a utilização e incluir até o pagamento de taxas extras.
Além disso, o consumidor deve ficar atento com os serviços prestados pelas funerárias como: velório, traslados do corpo, sepultamentos ou cremações, tanatopraxias, paramentações e ornamentações, venda de caixões, coroa de flores, entre outros.
“O consumidor não deve comprar por impulso no primeiro estabelecimento que encontrar o produto. A pesquisa de preços é importante para evitar gastos desnecessários, porque o valor de alguns produtos pode aumentar devido à grande procura. De preferência, o consumidor deve comprar flores, coroas de flores e velas com antecedência ao Dia de Finados”, orientou o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza.
Orientações
Pesquise os valores dos produtos mais procurados, como velas e flores;
Verifique se as cláusulas de serviços funerários ou planos de assistência funerária estão claras para não ser prejudicado com cláusulas abusivas. (Por Julimar dos Santos Rampinelli-Ascom/PML)
Leia também:
> Delegacia de Vila Velha entrega bicicletas para serem doadas
> 22,8 milhões vão sofrer insegurança alimentar no Afeganistão
> ArcelorMittal Tubarão lança a 2ª edição do Prêmio Mulher
> Sefaz apreende 23 pneus de caminhão vendidos sem nota fiscal
> Ator Alec Baldwin dispara em set de filmagem e diretora morre
> Etiópia ataca capital de Tigré e moradores fogem da cidade
> Detran chama atenção para e-mails falsos em nome do órgão
> Caminhoneiro não quer esmola, diz presidente de associação
> Sete pessoas mortas em campo de refugiados em Bangladesh
> Publicada lei que proíbe sacrifício de animais pelas zoonose
TAGS: DIA DOS FINADOS | PROCON | LINHARES | FLORES | VELAS