CIDADE

Procon de Viana dá dicas para compras na semana Santa

Procon criou uma lista de ações para proteger e alertar os consumidores na hora da compra

Em 12/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Em caso de transtornos com a compra, a gerente do Procon de Viana explica que o consumidor deve procurar o fornecedor ou estabelecimento que adquiriu o ovo de páscoa e/ou pescado e informar o ocorrido.

A Semana Santa e a Páscoa estão chegando e neste ano, a expectativa é de aumento na comercialização de alimentos típicos desta época, como, por exemplo, o pescado e ovos de páscoa.

Pensando nisso, o Procon de Viana criou uma lista de ações para proteger e alertar os consumidores sobre cuidados a serem  tomados na hora da compra: 

-  Antes de ir às compras, faça uma lista do que deseja. Esteja ciente do quanto pode gastar sem prejudicar o orçamento, pois assim você evita compras por impulso;

-  Sempre que possível, compare preços em panfletos, anúncios, encartes publicitários e internet. Assim, o consumidor pode verificar quais preços são mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta, no caso de publicidade enganosa;

-  Muito importante, durante as compras, observe o local de armazenamento dos produtos e verifique a limpeza do ambiente. O chocolate, por exemplo, deve ficar longe de produtos de odor forte, especialmente os de limpeza, e de fontes de calor;

- Tenha cautela e leia cuidadosamente a embalagem. Elas devem conter, em linguagem clara, informações como peso, quantidade, composição e características do produto. Lembre-se sempre de verificar o prazo de validade. Não adquira produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis;

- Para as crianças, o atrativo são os brinquedos, quando houver acompanhando o chocolate, a embalagem deve apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e identificação da faixa etária indicada;

- Cuidados aos produtos light e dite, redobre a atenção e verifique na embalagem se realmente possuem porções reduzidas de açúcar e energia;

- Com a alta na comercialização de produtos artesanais nesta época, solicite uma degustação do produto antes da compra. Os fornecedores devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados sendo, inclusive, obrigados a fornecer nota fiscal;

- Atenção redobrada na compra dos Pescados, antes verifique se há espaço na sua geladeira/freezer para produtos que precisam de refrigeração. Observe atentamente as condições de armazenamento (evite pescados com cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas). Peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico;

- A pesagem e embalagem devem ser feitas na presença do consumidor. No caso dos peixes frescos, caso deseje que seja embalado com gelo — para ficar protegido e preservado durante o trajeto para casa — fique atento para que o gelo não seja pesado com o peixe; 

- Já verificou alguma situação do tipo? Balcão refrigerado, apresentando poças de água e embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície? Não compre, denuncie. Este produto já pode estar impróprio para consumo;

- Os produtos congelados não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por processo de descongelamento;

- Ao comprar peixe pré-embalado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto. Lembre-se de que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem;

- Não adquira produto com lata estufada, amassada ou com pontos de ferrugem; vidros com a tampa amassada/enferrujada ou com líquido turvo/espuma, pois a integridade do alimento pode estar comprometida;

- Redobre a atenção e confira atentamente a validade das promoções, pois alguns estabelecimentos costumam fazer promoção de itens que estão próximos de vencer;

- Em caso de transtornos com a compra, a gerente do Procon de Viana explica que o consumidor deve procurar o fornecedor ou estabelecimento que adquiriu o ovo de páscoa e/ou pescado e informar o ocorrido. Caso não seja solucionado o problema, deverá procurar o Procon para que seja solucionado o caso.

“É importante frisar que para uma possível reclamação o consumidor deverá estar munido da nota ou cupom fiscal, se possível a embalagem do produto, para identificação do fabricante”, enfatizou Patrícia Chagas. (Secom/PMViana)

Leia também:

Projeto Valorizar realiza mais de 500 atendimentos em Taquara
Vitória reforça o controle e as boas práticas de integridade
Vila Velha: ​Ação integrada na feira contra o Trabalho Infantil
Ação apreende 3.280 maços de cigarros em Vila Velha
Prefeito Sérgio Vidigal inaugura CMEI de Colina da Serra
Começa venda de palmito no estacionamento em Vila Velha
Prefeitura realiza ação do “Aracruz + Cidadania”, no sábado
Vila Velha pretende realizar Festa da Penha com segurança
Vai começar nesta quinta-feira (07), o Carnaval de Vitória
Lâmpadas de LED na iluminação pública de João Neiva
Procon da Serra orienta sobre compras dos ovos de páscoa

TAGS: 
PROCON | SEMANA SANTA | PÁSCOA | VIANA | CONSUMIDORES