CIDADE
Procon de Viana dá dicas para compras na semana Santa
Procon criou uma lista de ações para proteger e alertar os consumidores na hora da compra
Em 12/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em caso de transtornos com a compra, a gerente do Procon de Viana explica que o consumidor deve procurar o fornecedor ou estabelecimento que adquiriu o ovo de páscoa e/ou pescado e informar o ocorrido.
A Semana Santa e a Páscoa estão chegando e neste ano, a expectativa é de aumento na comercialização de alimentos típicos desta época, como, por exemplo, o pescado e ovos de páscoa.
Pensando nisso, o Procon de Viana criou uma lista de ações para proteger e alertar os consumidores sobre cuidados a serem tomados na hora da compra:
- Antes de ir às compras, faça uma lista do que deseja. Esteja ciente do quanto pode gastar sem prejudicar o orçamento, pois assim você evita compras por impulso;
- Sempre que possível, compare preços em panfletos, anúncios, encartes publicitários e internet. Assim, o consumidor pode verificar quais preços são mais atrativos e, ainda, exigir o cumprimento da oferta, no caso de publicidade enganosa;
- Muito importante, durante as compras, observe o local de armazenamento dos produtos e verifique a limpeza do ambiente. O chocolate, por exemplo, deve ficar longe de produtos de odor forte, especialmente os de limpeza, e de fontes de calor;
- Tenha cautela e leia cuidadosamente a embalagem. Elas devem conter, em linguagem clara, informações como peso, quantidade, composição e características do produto. Lembre-se sempre de verificar o prazo de validade. Não adquira produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis;
- Para as crianças, o atrativo são os brinquedos, quando houver acompanhando o chocolate, a embalagem deve apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e identificação da faixa etária indicada;
- Cuidados aos produtos light e dite, redobre a atenção e verifique na embalagem se realmente possuem porções reduzidas de açúcar e energia;
- Com a alta na comercialização de produtos artesanais nesta época, solicite uma degustação do produto antes da compra. Os fornecedores devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados sendo, inclusive, obrigados a fornecer nota fiscal;
- Atenção redobrada na compra dos Pescados, antes verifique se há espaço na sua geladeira/freezer para produtos que precisam de refrigeração. Observe atentamente as condições de armazenamento (evite pescados com cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas). Peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico;
- A pesagem e embalagem devem ser feitas na presença do consumidor. No caso dos peixes frescos, caso deseje que seja embalado com gelo — para ficar protegido e preservado durante o trajeto para casa — fique atento para que o gelo não seja pesado com o peixe;
- Já verificou alguma situação do tipo? Balcão refrigerado, apresentando poças de água e embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície? Não compre, denuncie. Este produto já pode estar impróprio para consumo;
- Os produtos congelados não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por processo de descongelamento;
- Ao comprar peixe pré-embalado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto. Lembre-se de que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem;
- Não adquira produto com lata estufada, amassada ou com pontos de ferrugem; vidros com a tampa amassada/enferrujada ou com líquido turvo/espuma, pois a integridade do alimento pode estar comprometida;
- Redobre a atenção e confira atentamente a validade das promoções, pois alguns estabelecimentos costumam fazer promoção de itens que estão próximos de vencer;
- Em caso de transtornos com a compra, a gerente do Procon de Viana explica que o consumidor deve procurar o fornecedor ou estabelecimento que adquiriu o ovo de páscoa e/ou pescado e informar o ocorrido. Caso não seja solucionado o problema, deverá procurar o Procon para que seja solucionado o caso.
“É importante frisar que para uma possível reclamação o consumidor deverá estar munido da nota ou cupom fiscal, se possível a embalagem do produto, para identificação do fabricante”, enfatizou Patrícia Chagas. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Projeto Valorizar realiza mais de 500 atendimentos em Taquara
> Vitória reforça o controle e as boas práticas de integridade
> Vila Velha: Ação integrada na feira contra o Trabalho Infantil
> Ação apreende 3.280 maços de cigarros em Vila Velha
> Prefeito Sérgio Vidigal inaugura CMEI de Colina da Serra
> Começa venda de palmito no estacionamento em Vila Velha
> Prefeitura realiza ação do “Aracruz + Cidadania”, no sábado
> Vila Velha pretende realizar Festa da Penha com segurança
> Vai começar nesta quinta-feira (07), o Carnaval de Vitória
> Lâmpadas de LED na iluminação pública de João Neiva
> Procon da Serra orienta sobre compras dos ovos de páscoa
TAGS: PROCON | SEMANA SANTA | PÁSCOA | VIANA | CONSUMIDORES