TEMAS GERAIS

Procon de Viana dá dicas para contratar pacotes de viagens

É importante ficar atento para custos e serviços inclusos na oferta, com atenção redobrada.

Em 25/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Caso a agência contratada não ofereça tudo aquilo que fora prometido no momento da contratação do pacote, é importante o consumidor registrar uma reclamação no Procon Municipal de Viana.

Falta pouco para o carnaval e, para alguns, mesmo considerando o período com grandes reflexos na saúde devido à pandemia da Covid-19, é a época ideal para realizar aquela esperada viagem, seja para curtir ou para descansar com a família. O Procon Municipal de Viana alerta os consumidores e dá algumas dicas de contratação de pacotes de viagens.

É importante ficar atento para os custos e serviços inclusos na oferta, possuindo uma atenção redobrada nas promoções de pacotes anunciados na internet.

O primeiro passo, no caso de contratação de pacotes de viagens, é ler atentamente o contrato, inclusive às condições de cancelamento. Não se esqueça de guardar uma via do contrato devidamente datado e assinado, bem como os anúncios e folhetos publicitários.

Caso a agência contratada não ofereça tudo aquilo que fora prometido no momento da contratação do pacote, é importante o consumidor registrar uma reclamação no Procon Municipal de Viana.

O contrato de pacote de viagem informal sem documentação tem validade, no entanto, é mais difícil de exigir seus direitos, no mínimo o consumidor precisará de testemunha e outras formas de provas, tornando o caso mais difícil em situação de exigir cumprimento da oferta ou restituição do valor pago. A orientação é que o consumidor sempre exija o contrato nos pacotes turísticos, referentes a hospedagem, passeios e viagens (aéreas e terrestres), de modo a exigir o cumprimento à oferta.

Como os dias em que ocorre o Carnaval são considerados ponto facultativo e não é um feriado oficial, o consumidor deve ter ciência de que sempre existe a possibilidade de suspensão dessas folgas e, por isso, o cancelamento ou adiamento dos pacotes de viagem para quem já os adquiriu para essas datas está passível de multa. É importante também se verificar o que consta no contrato fechado junto à empresa.

Para quem comprou o pacote ou fechou data com hotel, pode tentar uma negociação adiando a viagem, já marcando outro momento em que possa viajar, mas tendo a certeza de uma data em que realmente esteja disponível, a exemplo das férias, que podem ser programadas. (Secom/PMViana)

Leia também:

 

> ​Defesa Civil de VV leva expertise do município para Viana
Polícia ucraniana diz que Rússia fez 203 ataques nesta quinta
Calcinha Preta perde segundo vocalista em menos de 4 meses
Procon VV: novas regras nos setores de turismo e eventos
Sobe para 208 número de mortos na tragédia em Petrópolis
Jogadores brasileiros pedem ajuda para conseguir deixar Kiev
Redes sociais pedem para Bolsonaro se calar sobre Rússia
Rússia invade Ucrânia e Putin ameaça quem tentar interferir
80% das forças russas estão em posições de ataque, dizem EUA
Invasão: Governo da Ucrânia declara estado de emergência

 

TAGS: 
VIANA | PROCON | PACOTE DE VIAGENS | CARNAVAL | ATENÇÃO