ECONOMIA CAPIXABA
Procon de Vila Velha estimula comércio local no Dia Do Cliente
Data é vista pelos empresários e comerciantes uma oportunidade para alavancar as vendas.
Em 15/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O coordenador executivo do Procon de Vila Velha, George Alves, salienta a importância de a população valorizar o comércio local como forma de estimular o bom convívio social.
Nesta quarta (15), é comemorado o Dia do Cliente. A data é vista pelos empresários e comerciantes como uma oportunidade para alavancar as vendas.
Apesar de, nos últimos anos, as vendas pelos chamados e-commerces terem aumentado consideravelmente, sobretudo em razão da pandemia da Covid-19, o coordenador executivo do Procon de Vila Velha, George Alves, salienta a importância de a população valorizar o comércio local como forma de estimular o bom convívio social e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.
Para isso, é fundamental que o setor produtivo entenda a importância do cliente nas relações de consumo.
“Todos nós queremos um atendimento de qualidade quando vamos adquirir um produto ou usufruir de uma prestação de serviço. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que um dos princípios das relações de consumo é a harmonização dos interesses. Para isso, é essencial que o consumidor se sinta acolhido, desde o momento em que ingressa em um estabelecimento, até mesmo quando aciona o lojista em casos de necessidade de reparação, por exemplo. O prefeito Arnaldinho Borgo, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico Everaldo Colodetti, tem atraído cada vez mais investimentos para a cidade, gerando emprego e renda. Nesse cenário, é fundamental um atendimento de qualidade, com respeito às normas de Direito do Consumidor, permitindo assim a fidelização de clientes e o desenvolvimento da nossa cidade.”
O Procon de Vila Velha lista várias práticas que devem ser levadas em conta para que o cliente seja sempre exaltado nas relações de consumo:
- Atendimento de qualidade: Uma saudação sincera (“bom dia”, “boa tarde”, “boa noite’’) é o canal inicial de um acolhimento para o início de uma relação de consumo exitosa. A urbanidade, respeito e carinho são essenciais para uma troca de experiências fundadas no bom convívio social. Chamar o cliente pelo nome também é algo que aproxima e intensifica ainda mais a relação de consumo;
- Informações claras, precisas e ostensivas: Os produtos e serviços devem ser bem discriminados, para que o cliente saiba o que está consumindo e possa tomar a melhor decisão possível, sem questionamentos posteriores motivados por falta de informação;
- Promoções constantes: Essas práticas atraem o consumidor, que enxerga nessas ocasiões oportunidades de fazer valer ainda mais o seu poder de compra;
- Estímulo à fidelização: Várias lojas investem em medidas que tem por objetivo estimular o consumo naquele estabelecimento e, assim, garantir o retorno do cliente. Uma delas é o cartão fidelidade. Tais práticas aproximam o cliente do fornecedor e geram fidelização;
- Empatia: Todo fornecedor, em algum momento, também é consumidor. Por isso, se colocar no lugar do cliente é essencial para garantir a harmonização dos interesses nas relações de consumo e fazer valer os direitos do consumidor.
Novo endereço
O Procon de Vila Velha está em novo endereço, situado na Rodovia do Sol, nº 5.000, Shopping Boulevard Vila Velha – Acesso A, Subsolo, Itaparica, Vila Velha/ES, CEP 29103-900.
Serviço
O atendimento permanecerá de forma online e remota. Quem precisar de atendimento no Procon pode utilizar o formulário on-line disponível no site da Prefeitura. Preencha o formulário AQUI.
Para os consumidores, moradores de Vila Velha, que preferirem o atendimento presencial, ele poderá ser realizado mediante agendamento prévio. Agende o seu atendimento através do email procon@vilavelha.es.gov.br. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Procon de Vila Velha atento ao aumento do preço da gasolina
> Preços dos materiais de construção têm variação de 420%
> Moradores vacinados terão desconto em bares e restaurantes
> Junta Comercial do ES bate recorde de abertura de empresas
> Procon Vitória aponta variação de 210% no preço da mortadela
> Concurso de Qualidade do Café Conilon na fase de degustação
> CRJ Itinerante realiza evento virtual sobre produção de picolé
> Município de Linhares é destaque no agronegócio capixaba
> Divino de São Lourenço realiza II Mostra de Cafés de Qualidade
> Sefaz lança cartilha com passo a passo para adesão ao Refis
> Empresária une estética e bem-estar no tratamento capilar
TAGS: VILA VELHA | DIA DO CLIENTE | PROCON | VENDAS | COMÉRCIO LOCAL