TEMAS GERAIS

Procon de Vila Velha orienta para uma Black Friday segura

Consumidores esperam pela data para garantir bons descontos e economizar nas promoções

Em 12/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

Pensando nisso, e com o objetivo de prevenir os consumidores do município acerca de alguns cuidados necessários na hora de comprar um produto, o Procon de Vila Velha preparou algumas dicas.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O mês de novembro é tradicionalmente conhecido pela Black Friday. O evento, consolidado no calendário do comércio brasileiro, ganha mais repercussão a cada ano. Muitos consumidores esperam pela data para garantir bons descontos e economizar nas promoções e liquidações que surgem. 

>> Procon de Linhares alerta consumidores para Black Friday

Pensando nisso, e com o objetivo de prevenir os consumidores do município acerca de alguns cuidados necessários na hora de comprar um produto, o Procon de Vila Velha preparou algumas dicas. Confira:
 
1 – Planejamento financeiro e controle
É essencial, antes de ir às compras, que o consumidor faça uma reflexão e um planejamento para saber se realmente precisa daquele produto, evitando agir por impulso e gastar mais do que o necessário. Lembre-se: no próximo mês tem Natal! É importante ter atenção com o método de venda “oportunidade única”. É comum que o comércio eventualmente realize liquidações após as festas de fim de ano.
 
2 – Promoções enganosas
Já notou aqueles produtos que sobem de valor na véspera da Black Friday e depois ficam menores? Isso é proibido, pois configura simulação de desconto e caracteriza propaganda enganosa, prática vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. Guarde panfletos, faça vídeos, registre tudo que puder comprovar essa prática fraudulenta.
 
3 – Obrigação de constar o preço do produto antes da promoção
Os preços das promoções devem ser apresentados de forma clara e visível, contando o valor anterior e o valor promocional, contribuindo para que o consumidor saiba o desconto que se está obtendo. Trata-se de uma obrigação imposta por lei estadual em vigor desde o ano de 2021.
 
4 – Muita atenção com as compras via internet
Quando for este o canal escolhido, certifique-se de que o fornecedor de fato vende aquele produto habitualmente ou presta determinado serviço. Busque postagens e comentários de outros consumidores sobre os produtos, para saber o respaldo, qualidade e credibilidade daquele fornecedor, por exemplo.
 
Sites como o Reclame Aqui podem ser utilizados para conferir o histórico da empresa e se há insatisfação por parte dos consumidores. Além disso, a Plaforma siteconfiavel  é um importante instrumento que pode auxiliar também para conferir a credibilidade do fornecedor. Consulte também no Procon, por meio dos diversos canais, o histórico daquela empresa junto ao órgão.
 
5 – Formas de pagamento
O lojista deve informar, em local e formato visíveis ao consumidor, eventuais descontos oferecidos em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado. Para pagamentos com cartão de crédito à vista, o preço poderá sofrer alterações. Com a Lei nº 13.455/2017, os estabelecimentos passaram a poder diferenciar o preço de produtos e serviços a depender do meio de pagamento. Na prática, a medida autoriza a cobrança de valor mais alto para quem paga com cartão de crédito.
 
6 – Troca de produtos
Caso o produto adquirido na Black Friday apresente qualquer problema de fabricação, o fornecedor terá até 30 dias para reparar e entregar o bem em perfeitas condições. Se após esse prazo o problema não for resolvido, o consumidor poderá escolher entre a troca do produto, desconto no preço ou o dinheiro de volta, a depender da situação.
Vale lembrar que se o produto não apresentar problemas, o lojista não é obrigado a trocar, sendo de livre escolha dele fazer isso ou não. Essa informação deve ser passada previamente ao consumidor, de forma clara, sendo possível constar o prazo para troca na etiqueta, nota fiscal ou em documento próprio.
 
*Serviço*
 Procon Vila Velha
Rodovia do Sol, nº 5.000, Boulevard Shopping, Subsolo-A, Itaparica
 Telefone: (27) 3149-7358
 Atendimento online – CLIQUE AQUI. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Procon de Linhares alerta consumidores para Black Friday
Recadastramento de feirantes no final de semana em Vila Velha
STF ouve especialistas sobre redução de ICMS para agrotóxicos
Aeroportos passarão a ter salas especiais para os autistas
CFM entra na Justiça contra cotas na residência médica
Procon participa de mutirão para negociar dívidas com bancos
Procon de Guarapari alerta para golpe de devolução de valores
Governo anuncia novas regras para transporte aéreo de pets
Brasil é quarto país no ranking mundial de voos domésticos

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET