TEMAS GERAIS

Procon-ES apreende produtos vencidos em supermercados

A operação foi realizada em duas grandes redes de supermercados em Vila Velha e Cariacica.

Em 29/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Procon-ES

Durante a inspeção, foram recolhidos produtos vencidos, além de mais de 360 quilos de embutidos vendidos a granel, os quais não apresentavam informações sobre data de fabricação, validade e fracionamento.


Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen

Uma operação de fiscalização conjunta envolvendo o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) foi realizada em duas grandes redes de supermercados localizadas em Vila Velha e Cariacica. Realizada nesta terça-feira (27), a fiscalização teve como objetivo apurar denúncias acerca da venda de produtos vencidos e deteriorados nos supermercados da Grande Vitória.

>> Número de policiais militares no país cai em uma década

Durante a inspeção, foram recolhidos produtos vencidos, além de mais de 360 quilos de embutidos vendidos a granel, os quais não apresentavam informações sobre data de fabricação, validade e fracionamento, e exibiam indícios de presença de fungos.

Entre os alimentos perecíveis apreendidos estão costela suína, coxinhas de frango, salsicha, linguiça, lombo, bacon, orelha de porco defumada, joelho suíno, pé suíno, pão de queijo, presunto, queijos, mortadela, pepperoni, salame, queijo ralado, iogurte, manteiga e mandioca.

A diretora geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, ressaltou que a venda de produtos impróprios para o consumo configura crime e infração grave conforme o Código de Defesa do Consumidor.

"As grandes redes fiscalizadas foram autuadas e estão sujeitas a multas que variam de R$ 900,64 a R$ 13.509.600,00", disse.

Para denúncias, os consumidores podem utilizar o Atendimento Eletrônico disponível no site procon.es.gov.br, ligar para o número 151 ou contatar via WhatsApp pelo número (27) 3323-6237. (As informações são do Procon-ES)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Número de policiais militares no país cai em uma década
Moraes volta a defender regulamentação das redes sociais
Prazo para entregar relatório salarial termina quinta (29)
Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves celebra 11 anos
Complexo do Alemão contará com observatório do clima
Roraima tem 22% dos focos de queimada de todo o país
Serra fará mutirão de processos concensuais no sábado (24)
Cinco mortos no sul da China após navio colidir com ponte
Aeroporto de Linhares recebe Cartas de operações aéreas
Novas regras para certificar comunidades terapêuticas

TAGS:
PROCON-ES | OPERAÇÃO | PRODUTOS | IRREGULARIDADES | VENCIDOS