TEMAS GERAIS

Procon-ES fecha cerco contra fraudes em bares e restaurantes

Procon notificou sindicatos e associações de bares sobre prática ilegal de consumação mínima.

Em 16/01/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Secom-ES

O Código de Defesa do Consumidor proíbe, terminantemente, que restaurantes, bares, quiosques e similares do Espírito Santo exijam taxa de serviço de 10% sobre o valor da conta, imposição de multa em caso de perda da comanda, além de exercer a  exigência sobre valor mínimo de consumação.


Siga o Portal de Notícias CCNEWSBRASIL no Instagram, e concorre a ingressos para o Show da Banda Timbalada.

A imposição da consumação mínima em bares e quiosques no Estado tem gerado desconforto entre os consumidores, especialmente nesta temporada de Verão. Para enfrentar essa prática, que é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) emitiu notificações ao Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), buscando uma ação coletiva para assegurar o cumprimento da legislação.

A notificação também exige a observância da legislação em relação à liberalidade no pagamento da taxa de serviço de 10% sobre o valor da conta, à imposição de multa em caso de perda da comanda e à obrigação de fornecer ao consumidor informações essenciais sobre os produtos e serviços oferecidos, além do acesso ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destacou a complexidade da fiscalização, uma vez que nem sempre há avisos sobre a cobrança nos estabelecimentos.

“Frequentemente, os clientes são surpreendidos pela exigência de consumação mínima quando sentam à mesa do bar, sendo abordados pelo garçom. Estabelecer limites de consumo para os clientes é prática proibida pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor”, explicou a diretora.

A diretora-presidente ressaltou ainda que a persistente violação dos direitos dos consumidores será fiscalizada pelo Procon-ES e os estabelecimentos correm o risco de serem multados. “A lei está em vigor há anos, mas a cada Verão, a mesma situação se repete”, informou Letícia Coelho.

O Procon-ES está tomando as providências para combater essa prática, mas é importante que o consumidor seja aliado nesse processo, denunciando os estabelecimentos que estejam realizando a cobrança de consumação mínima.

Denúncias:
As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.

Leia também: 

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Defesa Civil da Serra lança formulário para acionamentos
Detran|ES inicia atividades educativas de 2024 em Itaúnas
Cirurgia: cantor sertanejo João Carreiro morre aos 41 anos
Morre o compositor, escritor e poeta Teodorico Boa Morte
Guarda Municipal de Itapemirim vai fiscalizar trânsito na cidade
Réveillon terá operação especial de ônibus no Estado
Processos de Habilitação têm prazo prorrogado até fim de 2024
Eco 101 realiza operações de final de ano na BR-101/ES/BA
Precatórios federais estarão disponíveis para saque em janeiro
Escolas de Linhares abrirão para garantir segurança alimentar

TAGS:
PROCON-ES | IRREGULARIDADES | NOTIFICAÇÃO | BARES | RESTURANTES