CIDADE

Procon orienta consumidores sobre compras na Semana Santa

Procon de Viana emitiu uma série de orientações para ajudar os consumidores nas compras

Em 11/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Viana

A primeira recomendação é o planejamento: fazer uma lista de compras e estabelecer um limite de gastos ajuda a evitar compras por impulso.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Com a chegada da Semana Santa e da Páscoa, cresce a procura por itens tradicionais como pescados e ovos de chocolate. Pensando nisso, o Procon de Viana emitiu uma série de orientações para ajudar os consumidores a realizarem compras seguras e conscientes, sem comprometer o orçamento e a saúde.

>> Cariacica executa obras de melhorias viárias em Alto Lage

A primeira recomendação é o planejamento: fazer uma lista de compras e estabelecer um limite de gastos ajuda a evitar compras por impulso. Também é fundamental comparar preços entre diferentes estabelecimentos e verificar se os produtos anunciados estão sendo oferecidos conforme divulgado, o que garante o direito de exigir o cumprimento da oferta.

Durante as compras, os consumidores devem estar atentos à conservação dos produtos. O chocolate, por exemplo, deve estar longe de fontes de calor e de produtos com odores fortes. Já os peixes frescos devem ter olhos brilhantes, guelras vermelhas e escamas firmes. O consumidor também deve ficar atento às condições dos balcões refrigerados: poças de água e embalagens com placas de gelo são sinais de que o alimento pode estar impróprio para o consumo.

Produtos industrializados precisam ter rótulos legíveis com informações como peso, validade e composição. No caso de ovos com brinquedos, a embalagem deve apresentar o selo do Inmetro e a faixa etária recomendada. Produtos com embalagens danificadas, latas estufadas ou com ferrugem devem ser evitados.

O Procon alerta ainda sobre os cuidados com alimentos artesanais, cuja venda aumentam nesta época. Esses produtos também devem seguir as normas sanitárias e apresentar nota fiscal. Já os pescados, especialmente os vendidos em feiras, devem ser pesados e embalados na presença do consumidor — o gelo não pode ser incluído no peso do produto.

Em caso de problemas com as compras, o consumidor deve procurar o fornecedor. Se o caso não for resolvido, o Procon pode ser acionado. Para formalizar a reclamação, é importante apresentar nota ou cupom fiscal, além da embalagem do produto, se possível. (Secom/PMViana)

Leia também:

Cariacica executa obras de melhorias viárias em Alto Lage
Redução no número de homicídios é destaque na Serra
Reconstrução da rede de drenagem garante escoamento
Procon de Linhares encontra diferenças no preço do bacalhau 
Vitória é capital com o menor endividamento no Brasil
Governo de Hugo Luiz completa 100 dias em Alfredo Chaves
Nova Venécia realiza limpeza e recuperação de campo

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET